Homenagens

Solenidade comemora os 375 anos do Exército

Redação

Foto: divulgação

Uma solenidade militar em Santa Maria, na manhã desta quarta-feira (19), marcou os 375 anos do Exército Brasileiro. A atividade contou com desfile de tropas e homenagem a civis e militares.

A solenidade, realizada no Quartel General da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Brigada), foi presidida pelo comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), general de divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, e teve a presença do comandante da 6ª Brigada, general de brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, além de autoridades civis e veteranos da Reserva Encouraçada.

Entre os presentes, estava o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Taltíbio de Mello Custódio, considerado herói da 2ª Guerra Mundial. Pelo ato de bravura na Itália, o pracinha de 101 anos recebeu uma homenagem especial. Atento a toda a movimentação das tropas, Custódio falou da sua gratidão ao Exército Brasileiro por tudo que viveu e que, ao ver a tropa em forma, sentiu saudades do tempo de combatente.

Civis e militares que se destacaram nas suas trajetórias e que desempenharam serviços relevantes ao Exército foram agraciados com as honrarias da Medalha da Ordem do Mérito Militar, Medalha Exército Brasileiro e Diploma de Colaborador Emérito.

O general Paulo Roberto Pimentel destacou que a origem do Exército se confunde com a história da Pátria, por isso, é uma data a ser celebrada por toda a sociedade. O comandante da 3ª DE também propagou a Ordem do Dia assinada pelo comandante do Exército, general de exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

“A Força agradece a seus bravos soldados, da ativa e veteranos, pelos sacrifícios e pelos desafios ultrapassados. Prossigamos confiantes no futuro glorioso reservado ao Brasil. Tenhamos fé nos princípios democráticos, na resiliência e solidariedade do povo brasileiro e no valor profissional dos nossos militares, herdeiros dos heróis de Guararapes e fiéis guardiões de nossa soberania”, diz trecho da mensagem do general Paiva.

A data de 19 de abril é festejada pelo Exército por remontar à primeira Batalha dos Guararapes, em 1648. Naquele confronto, os militares brasileiros derrotaram as tropas holandesas de ocupação.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Proprietários de joalheria são amarrados durante assalto em cidade da região

Tio e sobrinho são condenados por incendiar homem vivo dentro de carro em São Sepé Próximo

Tio e sobrinho são condenados por incendiar homem vivo dentro de carro em São Sepé

Geral