Uma solenidade militar em Santa Maria, na manhã desta quarta-feira (19), marcou os 375 anos do Exército Brasileiro. A atividade contou com desfile de tropas e homenagem a civis e militares.
A solenidade, realizada no Quartel General da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Brigada), foi presidida pelo comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), general de divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, e teve a presença do comandante da 6ª Brigada, general de brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, além de autoridades civis e veteranos da Reserva Encouraçada.
Entre os presentes, estava o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Taltíbio de Mello Custódio, considerado herói da 2ª Guerra Mundial. Pelo ato de bravura na Itália, o pracinha de 101 anos recebeu uma homenagem especial. Atento a toda a movimentação das tropas, Custódio falou da sua gratidão ao Exército Brasileiro por tudo que viveu e que, ao ver a tropa em forma, sentiu saudades do tempo de combatente.
Civis e militares que se destacaram nas suas trajetórias e que desempenharam serviços relevantes ao Exército foram agraciados com as honrarias da Medalha da Ordem do Mérito Militar, Medalha Exército Brasileiro e Diploma de Colaborador Emérito.
O general Paulo Roberto Pimentel destacou que a origem do Exército se confunde com a história da Pátria, por isso, é uma data a ser celebrada por toda a sociedade. O comandante da 3ª DE também propagou a Ordem do Dia assinada pelo comandante do Exército, general de exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
“A Força agradece a seus bravos soldados, da ativa e veteranos, pelos sacrifícios e pelos desafios ultrapassados. Prossigamos confiantes no futuro glorioso reservado ao Brasil. Tenhamos fé nos princípios democráticos, na resiliência e solidariedade do povo brasileiro e no valor profissional dos nossos militares, herdeiros dos heróis de Guararapes e fiéis guardiões de nossa soberania”, diz trecho da mensagem do general Paiva.
A data de 19 de abril é festejada pelo Exército por remontar à primeira Batalha dos Guararapes, em 1648. Naquele confronto, os militares brasileiros derrotaram as tropas holandesas de ocupação.