Sobreviventes e familiares da boate Kiss participam de seminário em Brasília em meio a expectativa de retomada do julgamento no STJ

Caroline Souza e Luís Gustavo Santos

Sobreviventes e familiares da boate Kiss participam de seminário em Brasília em meio a expectativa de retomada do julgamento no STJ

Foto: Eduardo Ramos

O evento da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial tem como tema “Dez Anos da Tragédia da Boate Kiss: Resgatar o Passado é Prevenir o Futuro”

Um grupo de familiares e sobreviventes da tragédia da boate Kiss participa de um seminário sobre os 10 anos da tragédia promovido pela Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta quarta-feira (23). O evento da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial tem como tema “Dez Anos da Tragédia da Boate Kiss: Resgatar o Passado é Prevenir o Futuro”.

– É um espaço muito importante, onde a gente tem a possibilidade e ser escutado por aqueles que tomam decisões que causam impactos na nossa vida cotidiana – afirma Gabriel Rovadoschi Barros, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e sobrevivente da tragédia.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

​Os familiares retornam à Brasília também na expectativa de pressionar o Poder Judiciário pela retomada do julgamento dos quatro réus. Em junho, o julgamento do recurso especial do Caso Kiss no Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi adiado. Na ocasião, os ministros Antonio Saldanha Palheiro e Sebastião Reis Júnior solicitaram pedido de vistas para analisar o processo com mais tempo. O pedido foi feito após o ministro e relator, Rogerio Schietti Cruz, fazer a leitura do voto favorável ao recurso especial, ou seja, afastando as nulidades alegadas pelas defesas dos réus.

– Só de estarmos presentes, convocando esse seminário, atuando dessa maneira de expor nossas dificuldades, expor o que viemos enfrentando, já é uma maneira muito eficaz, ao meu ver, de se fazer ouvir e se fazer notar para que se agilize. Esperamos que a retomada seja ao menos no início de setembro, mas não se tem garantias desta data. Entendemos que existe um prazo que precisa ser cumprido, mas a cada dia que passa todo mundo perde e é isso que vamos abordar no seminário também – ressalta Gabriel.

É possível acompanhar o seminário de forma online, a partir das 14h30min.

Programação do seminário

Abertura - As missões da Associação das Vítimas da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) com:
- Deputada Luizianne Lins, presidente da CDHMIR
- Gabriel Rovadoschi Barros, presidente da AVTSM e sobrevivente
- Áurea Viegas Flores, mãe de vítima

Mesa 2 - As séries da Globoplay e Netflix com:
- Daniela Arbex, jornalista e autora do livro Boate Kiss Todo Dia a Mesma Noite
- Fábio Ibiapina, jornalista editor do documentário da Globoplay Boate Kiss a Tragédia de
Santa Maria
- Ligiane Righi da Silva, mãe de vítima
- Marilene dos Santos Soares, mãe de vítima

Mesa 3 - Prevenção: os motivos que levam à tragédias com:
- Rogério Lin, superintendente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
- Adão Villaverde, engenheiro e professor
- Renata dal Molin, engenheira civil e de segurança do trabalho

Mesa 4 - Cronologia dos 10 anos e petição à Corte Interamericana de Direitos Humanos com:
- Paulo Carvalho, pai e diretor jurídico da AVTSM
- Flávio Silva, conselho deliberativo da AVTSM
- Fátima de Oliveira Carvalho, mãe de vítima
- Marina Basso Lacerda, ministra substituta dos Direitos Humanos e da Cidadania
- Isabel Penido de Campos Machado, coordenadora geral dos sistemas internacionais de proteção dos Direitos Humanos do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania.

Série documental retrata experiência do SUS na tragédia

Na última terça-feira (22), o Ministério da Saúde lançou uma série documental sobre a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o incêndio na boate Kiss. Em formato de série, o documentário Saúde no Limite da Dor – Os Aprendizados do SUS na Emergência da Boate Kiss foi produzido pelo Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.

O primeiro episódio aborda a mobilização do SUS para atender as vítimas no local. O segundo apresenta o acolhimento aos familiares das vítimas, especialmente sobre o tratamento de saúde mental e a rede de atenção básica. O terceiro episódio debate as lições aprendidas na tragédia, como a importância de planos de contingência e de prevenção.

A série completa ficará disponível nas mídias sociais do Ministério da Saúde e servirá também como material didático dos cursos do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública (Profesp).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Praça Saldanha Marinho recebe primeira etapa do paisagismo Anterior

Praça Saldanha Marinho recebe primeira etapa do paisagismo

UFSM participa de projeto que facilita a certificação de granjas da suinocultura Próximo

UFSM participa de projeto que facilita a certificação de granjas da suinocultura

Geral