temporal

Sobe para quatro o número de cidades que decretaram emergência na Região Central

Michelli Taborda

Foto: Prefeitura de São Gabriel (Divulgação)
ATUALIZADA às 19h14 min do dia 11 de janeiro de 2019 

A forte chuva que atingiu a Região Central nos últimos dias deixou estragos por todos os cantos e assustou moradores. Em São Gabriel, são cerca de 600 pessoas desalojadas* e 140 residências inundadas pelas ruas da cidade. Conforme a prefeitura, a chuva cessou por volta da meia-noite desta sexta-feira e, com isso, o Rio Vacacaí começou a baixar. Entretanto, foram 400 milímetros de precipitação em 72 horas no município. 

Ciclista é salvo após ser arrastado por correnteza durante temporal em São Gabriel

Desde quinta-feira, quando a enchente tomou as ruas, equipes da Defesa Civil trabalham para remover árvores caídas das vias públicas e famílias para locais seguros. Os moradores estão sendo encaminhados ao Ginásio de Esportes da Escola Menino Jesus e para uma igreja, no Bairro Passo da Lagoa. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que essa foi a maior precipitação de chuva desde 2003, mas, conforme o prefeito de São Gabriel, Rossano Dotto Gonçalves, foi a maior enchente dos últimos 50 anos. 

Nesta sexta-feira, o nível do Rio Vacacaí já tinha baixado cerca de 70 centímetros. Segundo o secretário de Obras e coordenador municipal da Defesa Civil, Ricardo Júnior, os pontos mais críticos são os bairros mais próximos das várzeas do Rio Vacacaí, como Mato Grosso, Passo da Lagoa, Bom Fim, Vila Santa Clara

1.2116975

A prefeitura segue monitorando a situação por meio de relatórios dos secretários e das equipes da Defesa Civil para possível decretação de estado de emergência. Isso deve ocorrer na ainda nesta manhã. 

SEM ÁGUA 
Com a cheia do rio, as bombas da Estação de Tratamento de Água ficaram submersas, deixando a cidade sem abastecimento. Caminhões da empresa de saneamento estavam fornecendo água para o Santa Casa de Caridade e asilos. Ainda nesta sexta-feira, mais caminhões - totalizando seis - foram contratados para levar água para os bairros da cidade, fazendo a distribuição em vasilhames. De acordo com o prefeito, a previsão é que assim que baixar mais cerca de 30 centímetros o nível do rio, será possível limpar as bombas e o fornecimento normalizar até o sábado. 

COMO PEDIR AJUDA
Quem precisar de socorro ou quiser informar sobre situações de perigo deve ligar para o número (55) 9 9688-5026. Interessados em ajudar com alimentos, colchões, roupas e itens de primeira necessidade para as famílias atingidas devem ligar para o Plantão Social da Secretaria de Assistência Social. O telefone é o (55) 9 9610-9037.

A prefeitura também pede a colaboração de voluntários para doação de alimentos e outros itens em uma postagem na fanpage do Facebook.

OUTROS MUNICÍPIOS
Além de São Gabriel, outras duas cidades da Região Central já decretaram situação de emergência em função da forte chuvarada. Os prefeitos de São Francisco de Assis e Lavras do Sul assinaram os decretos na manhã desta quinta-feira. Em Jaguari, 16 famílias precisaram ser retiradas de suas casas devido à cheia do Rio Jaguari, nesta madrugada. 

Em Rosário do Sul também decretou situação de emergência na tarde desta sexta-feira. Nesta manhã, o Rio Santa Maria, que passa pela cidade, estava 6,73 metros acima do nível. A Defesa Civil informou que pelo menos 20 famílias deixaram suas casas e estão na casa de familiares ou amigos. Na tarde de sexta, a prefeita Zilase Rossignollo Cunha (PTB), se reuniu com bombeiros e defesa civil. No interior, estradas tiveram danos em cabeceiras de ponte e alguns locais estão sem acesso. Nos 3º, 5º e 6º distritos, em alguns pontos as estradas ficaram intransitáveis. Pelo menos três pontes tiveram a estrutura danificada nas localidades de Desvio do Farrapo, Estrada do Farrapo e Mato Seco. Na área urbana, pelo menos 8 ruas tiveram problemas de trafegabilidade e os ônibus tiveram de alterar as rotas por causa das crateras em três bairros: Parque Ibicuí, Centenário e Planalto.  

Em São Pedro do Sul, a prefeitura monitora a situação, mas não decretou situação de emergência. Nenhuma família saiu de casa, mas não é possível acessar os dois Balneários da Região. 

Em Santiago, o alto volume de chuva registrado entre quarta e quinta-feira, que passou de 200 milímetros, não há casos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Kombi pega fogo dentro de posto de combustíveis em Santa Maria Anterior

Kombi pega fogo dentro de posto de combustíveis em Santa Maria

Pássaros silvestres são encontrados dentro de cativeiro em Santa Maria Próximo

Pássaros silvestres são encontrados dentro de cativeiro em Santa Maria

Geral