Sob chuva, cerca de 150 mil devotos participam da procissão da 80ª Romaria da Medianeira

Sob chuva, cerca de 150 mil devotos participam da procissão da 80ª Romaria da Medianeira

Foto: Alan Orlando (Diário)

Pouco antes das 8h30 deste domingo (12), a imagem de Nossa Senhora Medianeira, mais uma vez, deixou a Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, rumo ao Altar Monumento, no Parque da Medianeira. Sob uma chuva persistente, milhares de devotos seguiram a imagem pelo trajeto de cerca de dois quilômetros. De cima, o que se via era um grande mar de guardas-chuvas para celebrar os 80 anos da Romaria Estadual da Medianeira.

Segundo a prefeitura e a Arquidiocese de Santa Maria, cerca de 150 mil pessoas participaram da procissão. Pela primeira vez com duração de três dias, o evento também reuniu cerca de 5 mil pessoas na sexta (10) e 5,3 mil devotos no sábado (11).

Ao longo do caminho, cantando e orando, os romeiros também eram saudados por pessoas em sacadas e janelas dos prédios no percurso. Elas aplaudiam e jogavam pétalas de rosas à imagem de Medianeira.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

A condição climática adversa não impediu que muitos romeiros pagassem promessas de pés descalços, por exemplo. Foi o caso do padeiro Everton Lima, 37 anos (na foto abaixo). Ele também carregava uma imagem da santa.

– Há 6 anos participo da Romaria. Medianeira já ajudou minha mãe e meus irmãos e hoje venho agradecer. A chuva não impede a nossa fé. Sempre peço que todo novo ano seja melhor que o último.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

A história do senhor Valdir Menezes se mistura com a da Romaria. Ele foi guardião do Santuário Basílica da Medianeira por 25 dos seus 81 anos de idade. Atualmente, mora em Santa Catarina, mas não deixa de participar do momento de fé. 

– Quando eu fiz um ano de idade, começou a Romaria. Lembro que desde 1958 venho anualmente. Hoje to há 900 km de distância, mas sempre venho, participo das trezenas e da procissão. Serei guardião a vida toda.

Segundo a Arquidiocese de Santa Maria, cerca de 150 mil pessoas participaram da procissão este anoFoto: Guilherme Brum (PMSM)

Outra tradição na procissão são as crianças vestidas como anjos. Neiva Batistela, 38 anos, vinha de São Pedro do Sul até a Romaria desde criança e agora, morando em Santa Maria, também não perde uma edição do tradicional evento religioso. No seu colo, com asas e capa de chuva, a filha Lavínia, 4 anos (foto).

– Tive uma gravidez difícil, com pressão alta. Então, fiz uma promessa para a Medianeira que se tudo desse certo, traria minha filha na procissão vestida de anjinho, por 5 anos. Estamos aqui cumprindo mais uma parte da promessa e agradecendo muito – relatou Neiva, bastante emocionada.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Por volta das 10h, a imagem de Medianeira foi recepcionada com muita emoção no Altar Monumento. Sob nova pancada de chuva, os romeiros entoaram alto o tradicional Hino a Maria Santíssima, Medianeira de Todas as Graças.

Em seguida, a Santa Missa foi presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin. O Arcebispo de Santa Maria pediu um momento de silêncio para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul este ano, bem como orações para o fim da seca no nordeste brasileiro. 

A necessidade de paz e fim do conflito entre Israel e Hamas também foi mencionada durante a homilia. Às 11h30min, ao badalar dos sinso da Basílica, a multidão orou uma Ave Maria em uníssono.

Além da presença de autoridades e representantes católicos de diversas cidades da região, a participação de crianças e jovens durante a celebração, que durou pouco mais de 1h30min, foi um destaque.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Rosicler Ferreira da Silva, 59 anos (foto acima), estava entre os tantos fiéis que aguardavam para tocar na imagem da Mãe após a missa. De pés descalços e carregando duas grandes velas e uma imagem de Santo Expedito, ela estava pagando uma promessa feita para a sobrinha.

– Participo há 40 anos. A chuva não é um empecilho para quem tem fé. Prometi que traria a imagem de Santo Expedito até a Medianeira e assim estou fazendo. Se a pessoa tem fé, pode pedir, mas tem que vir sempre agradecer, porque sem Deus somos nada e a Medianeira é a Mãe de Deus – contou a trabalhadora de serviços gerais.

Foto: Alan Orlando (Diário)

Ao fim da celebração, Dom Leomar Brustolin ressaltou que a maior riqueza da Romaria é a fé dos romeiros:

– Não tem como impedir de acontecer o evento, nada pode o cancelar, porque a fé está no coração das pessoas. O testemunho de jovens, crianças de colo com seus pais, em um dia de chuva como hoje, mostra que a fé está além do que nós somos capazes de calcular e imaginar.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

O encerramento do evento ocorre às 17h30min deste domingo. Às 18h inicia a Santa Missa na Basílica, presidida por Dom Brustolin. Já as 19h30min ocorre a Bênção da Cidade e o encerramento da 80ª Romaria da Medianeira. 

TRANSMISSÃO

Além de distribuir, durante a procissão, exemplares do caderno especial sobre os 80 anos de um dos maiores eventos religiosos do Rio Grande do Sul, o Grupo Diário realizou a transmissão ao vivo da 80ª Romaria Estadual da Medianeira. Confira: 

* Colaborou Mateus Ferreira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Semana terá chuva intensa em Santa Maria e Região Central; alerta é para alagamentos, inundações e deslizamentos Anterior

Semana terá chuva intensa em Santa Maria e Região Central; alerta é para alagamentos, inundações e deslizamentos

Com grande participação de jovens, procissão luminosa reúne fiéis de várias cidades e Estados na Basílica da Medianeira Próximo

Com grande participação de jovens, procissão luminosa reúne fiéis de várias cidades e Estados na Basílica da Medianeira

Geral