No segundo dia da Romaria, sábado (11), fiéis foram ao Parque da Medianeira para prestigiar a programação da 80ª Romaria Estadual da Medianeira. De acordo com a Arquidiocese de Santa Maria, cerca de mil pessoas estiveram presentes em uma das últimas atividades da noite: a procissão luminosa, uma das ações voltadas ao público jovem. Ao longo do dia, atividades como a 1ª Rústica da Medianeira e a Missa da Saúde também foram destaque no evento religioso da Região Central.
Apesar da instabilidade climática ao longo do dia, a chuva não atrapalhou os romeiros na segunda noite de muita música e fé na Basílica. A partir das 19h30min, a música nativista encheu o palco do Altar Monumento com a apresentação da banda Grupo Fio de Bigode e o cantor Wilson Paim.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
E, em meio a multidão, o pequeno Gustavo Moro, de quase três meses, estava acomodado no colo do pai, Marcio Moro, 32 anos. O técnico de informática conta que a primeira missa do pequeno foi quando ele tinha três dias de vida. Para a mãe Anelise Moro, 29 anos, é preciso incentivar a fé desde muito cedo:
— A gente trouxe ele já pra ir conhecendo, saber o caminho que ele vai seguir. Quando vê, vira um padre, bispo — diz.
Fé na juventude
Criado em 2022, o grupo Jovens em Romaria nasceu com o desejo de aumentar ainda mais a presença da nova geração no Santuário da Basílica Nossa Senhora Medianeira. Quem coordena o projeto é o Padre Júnior Lago, 28 anos, que estava junto aos jovens que acompanhavam os shows da noite. Ele conta que a procura pelo projeto cresceu quando comparada a 2022: o número subiu de 70 para 130 jovens participantes.
— Tivemos uma grande adesão, o que nos deixou muito alegres. Tudo isso foi feito de forma muito orgânica, eles são romeiros como nós, mas também se sentem protagonistas e querem fazer a diferença na Romaria — conta.
A estudante Amanda Rosa Santos Silva, 21 anos, veio de Alagoas para participar da Romaria. Animada com o evento, ela conta que a troca de experiências é algo enriquecedor:
— As pessoas que tem um pouco mais de experiência, passam pra gente muitas coisas e a gente aprende muito. Então, conseguimos crescer vendo eles e também nos inspirar, para que um dia isso seja nossa responsabilidade — explica.
A oportunidade também é ideal para quebrar estigmas quanto a relação entre idade e fé. Para Sabrina Lú, 22 anos, a religiosidade pode ser o guia para muitas pessoas, independente da idade:
— É experiência muito rica, conhecer tantas pessoas e também outros jovens. Isso serve para vermos que a igreja também é jovem. Nós achamos que só tem idosos, mas não, também tem o rosto jovem — reforça.
Durante a procissão, que teve início às 23h30min, muitos fiéis caminham emocionados pelo local. Josaine Romero Goulart, 51 anos, estava abraçada em uma imagem da Nossa Senhora Medianeira durante o percurso. Natural de Itaqui, ela mora em Santa Maria há três anos e conta que essa é a primeira vez que participa da Romaria:
— A minha família sempre foi muito católica, eu não frequentava. Quando eu perdi alguns familiares na pandemia, me apoiei na minha fé e me mudei pra cá, bem pertinho da Basílica. Parece que Deus me quer perto — relembra.
Após a procissão, que teve fim à meia-noite, os fiéis saudaram a imagem da Virgem Medianeira e realizaram a oferta de flores da gratidão.
Manhã de esporte e espiritualidade
Na manhã de sábado, cerca de 600 atletas participaram da 1ª edição da Rústica da Medianeira, que teve início às 7h, nas modalidades de 3km e 5km.
Já às 9h, na Basílica, com a Santa Missa presidida por Dom Hélio Adelar Rubert, Arcebispo Emérito de Santa Maria, cujo tema da homilia foi “Santa Maria, mãe dos enfermos”. Logo depois, às 11h, Dom Liro V. Meuer, Bispo de Santo Ângelo, presidiu a segunda missa do dia que também foi celebrada na Basílica.
Ao meio-dia, aconteceu a Adoração ao Santíssimo na Cripta.
Missa da Saúde
Na parte da tarde, a espiritualidade tomou conta do Parque da Medianeira. Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento foram realizados na Cripta da Mãe, às 12h e 13h.
Conduzida por Dom Leomar Antônio Brustolin, a Santa Missa da Saúde teve início às 15h, reunindo mais de 3 mil pessoas na Basílica de Nossa Senhora Medianeira.
Confira a programação para este domingo, último dia de Romaria (12):
- 5h – Missas
- Catedral Metropolitana, presidida por Pe. Gerson Gonçalves
- Basílica da Medianeira, presidida por Pe. Cristiano Quatrin
- 6h30 – Concentração dos jovens em Romaria em frente à Basílica para ir ao encontro da Mãe
- 7h – Missas
- Catedral Metropolitana, presidida por Dom Hélio Adelar Rubert, Arcebispo Emérito de Santa Maria
- Basílica da Medianeira, presidida por Pe. Gilberto Orsolin
- 8h – Acolhida dos romeiros na Catedral Metropolitana
- 8h30 – Início da procissão da Catedral Metropolitana até a Basílica da Medianeira + Santa Missa na Basílica, presidida por Dom Edson Batista de Melo, Bispo de Cachoeira do Sul
- 9h – Abertura da Quermesse no parque
- 9h40 – Chegada da procissão no Parque da Medianeira
- 10h – Santa Missa no Altar Monumento, presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida (SP)
- 12h – Shows
- Praça da Fé: Grupo Atoque
- Praça da Paz: Orquestra São Vicente Pallotti – Projeto Social Pallotti
- 12h – Santa Missa na Basílica, presidida por Dom Nélio Zortea, Bispo de Cruz Alta
- 13h – Shows
- Praça da Fé: Pagode do Choco
- Praça da Paz: Grupo de Folclore Germânico Immer Lustig
- 14h – Shows
- Praça da Fé: CPF Piá do Sul
- Praça da Paz: CTG Sentinela da Querência
- 14 – Adoração Santíssimo Sacramento na Cripta
- 15h – Santa Missa com Bênção da Saúde no Altar Monumento, presidida por Dom Bertilo Morsch, Bispo Auxiliar de Porto Alegre
- 16h – Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento no parque
- 16h15 – Retorno da Imagem da Medianeira para a Cripta
- 16h30 – Santa Missa na Cripta, presidida por Dom José Mário Angonese, Bispo de Uruguaiana
- 17h30 – Encerramento da quermesse
- 18h – Santa Missa na Basílica, presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria
- 19h30 – Bênção da cidade e encerramento da 80ª Romaria da Medianeira
*com informações da Arquidiocese de Santa Maria