Hoje gravamos um Jogo de Cintura incrível, numa série chamada “respeita minha história”. Já te digo que é imperdível. Foi um programa ao estilo perfil, onde fomos fazendo perguntas para nossa entrevistada. Pois quando chegou a minha vez de perguntar, fiz duas perguntas: a primeira era como ela se via num espelho, grande, pequena, média. Dessa forma, também aproveito para te perguntar: você que me dá o privilégio da leitura, imagine que tem um espelho na sua frente e você está olhando, como você se enxerga? grande ou pequena(o)?
Pois bem! Muitas reflexões podem surgir a partir desse estímulo. Às vezes, nos sentimos grandes, imensos, e pode ser que nosso Superego esteja falando alto demais. E não quero dizer aqui que isso seja ruim ou errado, é apenas a forma como nos enxergamos. Na maioria das vezes, nos enxergamos pequenos, menores do que realmente somos, e no caso, pode ser que realmente estejamos nos sentindo pequenos diante do mundo, das outras pessoas, diante das circunstâncias da vida e talvez seja oportuno dar um pouco de atenção a nossa autoestima.
Mas é difícil nos enxergarmos com o tamanho que realmente temos, a consciência de quem somos é importante na nossa vida, mas lembrando de que não somos seres prontos e acabados, somo construtores de nós mesmos, vamos a todo momento, aprendendo, evoluindo até o derradeiro momento da nossa partida para outro plano.
E aqui vem a minha outra pergunta, como ela gostaria de ser lembrada quando não estivesse mais aqui. Minha intenção não era pensar na partida, mas no que deixamos de legado, a marca que deixamos nessa vida, nas pessoas que nos rodeiam, no mundo. E podem ter certeza, todos nós vamos deixar um legado, seja qual for consciente ou não, vamos deixar nossa marca. Nossa vida em constante mutação e evolução não ocorre dissociada das demais pessoas, estamos sempre interligadas, influenciando e sendo influenciada na construção da nossa própria história.
O que deixamos é o resultado desse caminho que se constrói ao caminhar. O que eu faço aqui e agora, as ações e atitudes que tenho são fundamentais para construir minha vida e será o somatório de tudo isso que ficará de herança e lembrança para quem fica! Por isso havemos de viver intensamente cada minuto, com energia, vontade, amor e ousadia, porque a vida, meus amigos, a vida é um presente único, que mesmo que seja dado diversas vezes, só se vive uma de cada vez!