Um ano da Kiss

Sirenes e emoção marcam madrugada de homenagem às vítimas da tragédia de Santa Maria

Carolina Carvalho

"A comoção tomou conta da Rua dos Andradas quando, por volta das 3h desta segunda-feira, uma sirene alta soou na Avenida Rio Branco, a poucos metros da boate Kiss, em Santa Maria. Os familiares e amigos das vítimas que se concentravam em frente à casa noturna, na mesma hora em que o incêndio começou, há um ano, saíram em caminhada e se agruparam na esquina para assistir ao discurso dos integrantes do Movimento do Luto à Luta.

Muito emocionadas, as pessoas se abraçaram, pediram por justiça e, juntas, gritaram "Acorda Santa Maria". Em seguida, as cerca de 200 pessoas que enfrentavam uma garoa e uma dor que parece não cessar, aplaudiram e entoaram um canto de justiça em lembrança às 242 vítimas da tragédia.

VÍDEO: 242 figuras humanas foram pintadas em frente à boate




Congresso para lembrar vítimas termina em bate-boca
Leia na íntegra a reportagem especial de ZH
MURAL: deixe sua homenagem às vítimas
AUSÊNCIAS: as famílias antes e depois da Kiss

VÍDEO: emoção e desejo de paz marcam um ano da tragéria na Kiss

Colaboradores do movimento foram chamados ao palanque improvisado em um dos canteiros da avenida e reforçaram os pedidos de justiça feitos pelos pais e demais familiares das vítimas que falaram ao microfone.

 Acredito que o nosso recado foi dado. Foi importante falar e divulgar a arte das 242 silhuetas (pintadas no chão, em frente à boate) para as pessoas terem dimensão do que são 242 corpos. Nossos filhos não são números. O que a gente quer é defender os nossos filhos. Eu nunca mais vou estar inteira. Enterraram um pedaço meu. E eu nunca vou superar. Porque superar é esquecer. E eu não posso esquecer  disse Carina Mignon, do Movimento do Luto à Luta, que perdeu a filha na tragédia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Colisão de carretas deixa um ferido em Júlio de Castilhos

Próximo

Ministro da saúde comenta sobre um ano da tragédia da Kiss

Geral