Greve geral

Sindicatos organizam greve geral em Santa Maria

Suellen Venturini

Como forma de protesto contra reformas governamentais e por melhores condições no mercado de trabalho, funcionários de diversos setores prometem se reunir, nesta sexta-feira à tarde, por volta das 16h30min, na Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria, em uma grande manifestação. 

 Alunos da Unifra instalam recipientes de comida e água para animas de rua

Em todo o país, paralisações de categorias estão sendo anunciadas.  A greve geral nacional tenta a revogação das reformas trabalhistas como a Lei da Terceirização, a reforma da Previdência, e o fim da corrupção entre outras frentes. Na Região Central do Estado, as ações de paralisação também apoiam a greve dos educadores gaúchos. 

A reportagem do Diário entrou em contato com os principais sindicatos da cidade, que, em sua maioria, indicaram que a expectativa não é por uma grande paralisação de serviços, mas por protestos pontuais que acompanham a movimentação em todo o Brasil, como explana o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários de Santa Maria (Sitracover), Rogério Santos da Costa:

– A dificuldade para os trabalhadores que querem fazer greve é grande, porque agora é crucial para os trabalhadores o emprego e isso dificulta muito a questão da greve em si, mas o que podemos dizer é que apoiamos os trabalhadores e vamos estar no ato na praça – declarou.

Além do Sitracover, foram consultados: Sindicato dos Empregados do Comércio de Santa Maria, Sindicato dos Municionários de Santa Maria, Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (Assufsm) e Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm). 

Turma da Galinha Pintadinha estará em shopping de Santa Maria

Da mesma forma, devem estar representados os sindicatos dos comerciários, funcionários do turismo, indústria, servidores municipais e servidores estaduais. Os professores e demais funcionários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também informaram que os trabalhadores das duas categorias devem iniciar a greve nesta sexta-feira. 

Os sindicatos municipais também informaram que um grupo de 60 pessoas irá até Porto Alegre para participar das manifestações na capital.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Senado aprova projeto do novo Fies que acaba com carência para início de pagamento

Próximo

OPINIÃO: Convém conversar

Geral