Com intuito de ampliar o debate e a divulgação das trilhas nos corredores ecológicos do Rio Grande do Sul, teve início, na sexta-feira, o 1º Simpósio Gaúcho de Trilhas. O evento é realizado no Itaimbé Palace Hotel e vai até domingo. As inscrições foram encerradas na quinta-feira.
De acordo com a coordenadora do simpósio, Angelice Motter, a cidade foi escolhida por estar localizada no centro do Estado, e integrar a trilha com as cidades da Quarta Colônia.
– Ao longo do sábado e domingo vamos estar debatendo os pilares da trilha brasileira de longo curso, que envolvem emprego e renda, lazer, e conservação. Também teremos oficinas, para ampliar nossos caminhos no Rio Grande do Sul – explicou.
Leia também:
Com pouco estoque de roupas de inverno, Campanha do Agasalho recebe doação de empresaLicitação do transporte público é prorrogada para 2023
Um dos participantes, Gilmar Aguirre, 62, veio de Porto Alegre para mostrar o papel da Capital na Rede Brasileira de Longo Curso. Ele diz que um dos objetivos da rede é interligar os extremos do Oiapoque ao Chuí.
– Cada trilha tem identificação de uma pegada que é personalizada de acordo com a região. Em Porto Alegre, a nossa tem morros e o pôr do sol. É impossível de se perder.
Segundo o gerente de projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Camilo, a trilha tem como extremos a Avenida Rio Branco e Parque Estadual da Quarta Colônia, em Agudo. Ao todo, são aproximadamente 280 km de percurso, que cruza por 11 cidades da região:
– Muito em breve deverão ser cerca de 28 cidades, e a extensão do trajeto deve aumentar.
Ainda conforme ele, o trajeto serve para conscientizar a população sobre a preservação destes locais, o que deve ocorrer quanto mais as pessoas visitam estas áreas.
Programação
Sábado
08h30min – Palestra: Rede Brasileira de Trilhas, um sistema ou um conjunto?10h – Palestra: Trilhas de Longo Curso, integração das pessoas à natureza11h30min – Workshop: Trilhas e caminhos da RBTLC no Rio Grande do Sul13h – Mesa redonda: Aspectos ambientais e mercadológicos em Trilhas de Longo Curso14h – Reunião da câmara temática de cicloturismo – RS14h30min – Mesa redonda: eovernança X empreendedorismo em Trilhas de Longo Curso, coesão ou cooperação?16h – Palestra: Sistemas de Gestão de Segurança em Caminhos Autoguiados e Classificação de Percursos conforme Normas ABNT/ISO17h – Relato de experiência: Caminho de Cora Coralina – poesia, cultura e sustentabilidade
Domingo
08h30min – Palestra: Mínimo impacto ambiental, responsabilidades do líder de turismo de aventuraDas 9h30min às 12h30min – Oficina: Da trilha à conservação: o Corredor Ecológico da Quarta Colônia e o Parque Natural dos MorrosÀs 10h e às 14h – Oficina: Trilhas de Longo Curso, oportunidade e identidadeÀs 10h e às 14h – Oficina: Inteligência territorial e desenvolvimento de mapas para trilhas de longo curso11h – Workshop: Trilhas e caminhos da RBTLC no Rio Grande do Sul15h – Palestra: Desafios e oportunidades para o cicloturismo em Trilhas de Longo Curso16h30min – Palestra: Como implementar uma Trilha de Longo Curso?
Leia mais notícias
Gabriel Marques, [email protected]