Simpósio Gaúcho de Trilhas debate o turismo de aventura em corredores ecológicos

Gabriel Marques

Foto: Nathália Schneider (Especial)Gilmar Aguirre é membro da trilha de Porto Alegre que faz parte da Rede Brasileira de Longo Curso

Com intuito de ampliar o debate e a divulgação das trilhas nos corredores ecológicos do Rio Grande do Sul, teve início, na sexta-feira, o 1º Simpósio Gaúcho de Trilhas. O evento é realizado no Itaimbé Palace Hotel e vai até domingo. As inscrições foram encerradas na quinta-feira.

De acordo com a coordenadora do simpósio, Angelice Motter, a cidade foi escolhida por estar localizada no centro do Estado, e integrar a trilha com as cidades da Quarta Colônia.

– Ao longo do sábado e domingo vamos estar debatendo os pilares da trilha brasileira de longo curso, que envolvem emprego e renda, lazer, e conservação. Também teremos oficinas, para ampliar nossos caminhos no Rio Grande do Sul – explicou.

Leia também:

Com pouco estoque de roupas de inverno, Campanha do Agasalho recebe doação de empresaLicitação do transporte público é prorrogada para 2023

Um dos participantes, Gilmar Aguirre, 62, veio de Porto Alegre para mostrar o papel da Capital na Rede Brasileira de Longo Curso. Ele diz que um dos objetivos da rede é interligar os extremos do Oiapoque ao Chuí.

– Cada trilha tem identificação de uma pegada que é personalizada de acordo com a região. Em Porto Alegre, a nossa tem morros e o pôr do sol. É impossível de se perder.

Segundo o gerente de projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Camilo, a trilha tem como extremos a Avenida Rio Branco e Parque Estadual da Quarta Colônia, em Agudo. Ao todo, são aproximadamente 280 km de percurso, que cruza por 11 cidades da região:

– Muito em breve deverão ser cerca de 28 cidades, e a extensão do trajeto deve aumentar.

Ainda conforme ele, o trajeto serve para conscientizar a população sobre a preservação destes locais, o que deve ocorrer quanto mais as pessoas visitam estas áreas.

Programação

Sábado

08h30min – Palestra: Rede Brasileira de Trilhas, um sistema ou um conjunto?10h – Palestra: Trilhas de Longo Curso, integração das pessoas à natureza11h30min – Workshop: Trilhas e caminhos da RBTLC no Rio Grande do Sul13h – Mesa redonda: Aspectos ambientais e mercadológicos em Trilhas de Longo Curso14h – Reunião da câmara temática de cicloturismo – RS14h30min – Mesa redonda: eovernança X empreendedorismo em Trilhas de Longo Curso, coesão ou cooperação?16h – Palestra: Sistemas de Gestão de Segurança em Caminhos Autoguiados e Classificação de Percursos conforme Normas ABNT/ISO17h – Relato de experiência: Caminho de Cora Coralina – poesia, cultura e sustentabilidade

Domingo

08h30min – Palestra: Mínimo impacto ambiental, responsabilidades do líder de turismo de aventuraDas 9h30min às 12h30min – Oficina: Da trilha à conservação: o Corredor Ecológico da Quarta Colônia e o Parque Natural dos MorrosÀs 10h e às 14h – Oficina: Trilhas de Longo Curso, oportunidade e identidadeÀs 10h e às 14h – Oficina: Inteligência territorial e desenvolvimento de mapas para trilhas de longo curso11h – Workshop: Trilhas e caminhos da RBTLC no Rio Grande do Sul15h – Palestra: Desafios e oportunidades para o cicloturismo em Trilhas de Longo Curso16h30min – Palestra: Como implementar uma Trilha de Longo Curso?

Leia mais notícias

Gabriel Marques, [email protected]

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ouvinte participa ao vivo do programa Sala de Debate da TV Diário Anterior

Ouvinte participa ao vivo do programa Sala de Debate da TV Diário

Pesquisadores da UFSM desenvolvem concreto sustentável e buscam por investidores Próximo

Pesquisadores da UFSM desenvolvem concreto sustentável e buscam por investidores

Geral