Seminário discute implementação do novo Ensino Médio no Estado

Rebeca Kroll

Seminário discute implementação do novo Ensino Médio no Estado

Eduardo Ramos

A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) promoveu, na última terça-feira (19), o Seminário Regional do Ensino Médio Gaúcho. O evento, que ocorreu em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, no Avenida Tênis Clube, em Santa Maria, tinha por objetivo promover uma discussão sobre a política pública de implementação do Novo Ensino Médio. Representantes de cerca de 500 escolas estiveram presentes.

– É uma nova metodologia de educação, com um novo formato e com uma nova arquitetura de matriz curricular que busca o protagonismo do aluno. Aborda, também, as questões do mercado de trabalho, fazendo uma ressignificação desse processo – explicou o titular da 8ª CRE, José Luis Viera Eggres.

Com a participação das coordenadorias regionais de Santa Maria, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Estrela, o encontro trouxe a experiência de 10 escolas piloto que já vinham implementando o novo modelo. Elas apresentaram como foi o processo de implementação e os projetos feitos pelos alunos.

– Essa troca de experiência é importante para fortalecer a caminhada que estamos fazendo no Ensino Médio gaúcho – disse Eggers.

Leia também

Projeto Cientista Aprendiz da UFN está com inscrições abertasHospital Casa de Saúde está a um passo de se tornar um hospital-escolaProjeto Esperançando auxilia 17 jovens em acolhimento social na antiga Reitoria da UFSM

Para a diretora pedagógica da Secretaria Estadual de Educação, Letícia Grigoletto, o evento serviu para colocar em evidência o protagonismo dos estudantes das escolas piloto. O Estado possui 264 escolas que já implementaram o novo modelo e, para a diretora, a resposta tem sido positiva.

– Essas ações junto aos professores e aos estudantes são fundamentais para que ocorra o compartilhamento do que já foi feito. São importantes, também, para mostrar qual é a relevância dessa mudança e quais são as responsabilidades de cada um na implementação do que é para ser uma melhoria na vida dos nossos jovens – afirmou Letícia.

O novo Ensino Médio

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a modalidade amplia o tempo mínimo do estudante na escola, de 800 horas para mil horas anuais, além de oferecer uma nova organização curricular e diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

A visão dos estudantes

O aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Pedro Nunes de Oliveira, de Pantano Grande, Lucas Panatieri, não teve uma boa experiência com a implementação. Para ele, o modelo foi instituído de maneira apressada.

– Para mim, o Novo Ensino Médio não foi bom, pois foram tiradas matérias que a gente precisa para poder cursar uma faculdade e passar no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por exemplo, não temos mais estudos de física, biologia e filosofia. Eu acho que a implementação deveria ter sido de forma mais gradual – avaliou.

Já para Felipe de Oliveira, aluno do 2º ano da Escola General Osório de Ibirubá, a nova forma de ensino foi muito bem aceita, e a experiência tem sido proveitosa:

– Todos se adaptaram bem e tinham vontade de participar dos projetos propostos. Tem sido uma boa experiência.

Leia mais notícias de Educação

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cassiano Cavalheiro: quem são os artistas de Santa Maria classificados para o 16º Salão Latino-Americano de Artes Anterior

Cassiano Cavalheiro: quem são os artistas de Santa Maria classificados para o 16º Salão Latino-Americano de Artes

Em convenção nacional do PDT, Ciro é lançado candidato à presidência da República Próximo

Em convenção nacional do PDT, Ciro é lançado candidato à presidência da República

Geral