Trânsito

Sem uma lei que regulamente, veículos são abandonados em péssimas condições nas ruas de Santa Maria

Mariana Fontana

"Eles já tiveram os seus anos de glória. Saíram reluzindo da fábrica, com pneus zero quilômetro e cheirinho de novo. No entanto, dos mais de 32 mil veículos antigos (com mais de 20 anos) registrados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Santa Maria, muitos ganharam um destino pouco nobre: estão abandonados pelos quatro cantos da cidade, atrapalhando o trânsito, tornando o entorno menos seguro ou até enfeiando a paisagem.

Entre julho e 3 de novembro, o repórter fotográfico Jean Pimentel registrou pelo menos 36 veículos largados nas ruas. Em muitos casos, após saques e depredações, restaram apenas as carcaças, onde se acumulam mato e lixo. Outros ainda preservam o mínimo necessário para rodar: os pneus e o motor.

Como o "Diário" já havia mostrado em reportagens produzidas em maio e julho de 2012, ainda não há uma lei que determine que esses veículos, que ocupam espaços públicos, sejam retirados. Curiosamente, a situação poderá mudar a partir de 2016, já que a Secretaria de Mobilidade Urbana planeja encaminhar para análise do prefeito Cezar Schirmer (PMDB) um projeto de lei para regulamentar a questão (leia mais abaixo).

Na terça-feira, a reportagem do "Diário" tentou conversar com os proprietários de sete veículos, mas apenas em dois locais a equipe foi recebida. Na maioria dos casos, os donos não foram localizados. Além disso, os vizinhos, mesmo incomodados com a situação, recusaram-se a falar.

Na Rua Dario Prates Rodrigues, no bairro Tancredo Neves, a Brasília ano 1979, que pertence ao professor de música Marcelo de Medeiros, 50 anos, está estacionada na frente da casa, sobre a calçada, há cerca de dois meses. No entorno, o mato já tomou conta. O dono afirma que a vontade é providenciar a arrumação do carro dentro de 10 dias. A falta de dinheiro, conforme ele, impossibilitou que o conserto do veículo, que está com problemas no motor, acontecesse.

– É o único carro que tenho e, apesar de não precisar pagar mais o IPVA, pago R$ 54 por ano pelo seguro dele. Está parado porque não tive condições de arrumar, mas ele funciona e serve para eu levar meus cachorros no veterinário. Não quero que ele fique parado por muito tempo – garante Medeiros.


 
Carros particulares e de prefeituras
 
Na Rua Otávio Rocha, no Itararé, há quatro carros estacionados, um atrás do outro, formando uma fila. Um dos veículos virou também abrigo de animais. Nos outros, o mato segue crescendo embaixo e no entorno dos automóveis.

Já na Rua Dom Atalício Pithan, na Vila Lorenzi, onde funciona a Oficina do Bozó, há um caminhão da prefeitura de Novo Cabrais e um ônibus ocupando espaço. Segundo o proprietário da oficina, Luiz Fernando Souza Neves, o ônibus está no local há mais de seis anos. O veículo foi deixado para conserto, mas a Justiça bloqueou o bem e não permitiu que o ônibus fosse retirado da oficina. Desde então, ele permanece ocupando a rua, tomado de pó e sendo alvo de pichações. 

– Uma vizinha disse que bandidos se escondem ali para roubar. Acabei perdendo dinheiro com o serviço que comecei e ninguém veio retirar – reclama Neves.

Quanto ao ônibus de Novo Cabrais, Neves afirma que a prefeitura deixou o veículo para ser arrumado, há cerca de dois anos, e não teve recursos para pagar pelo serviço. A reportagem também encontrou abandonada em Santa Maria uma Kombi da Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de São Vicente do Sul. 
 
Projeto de lei para 2016
 
O secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, promete levar ao prefeito Cezar Schirmer (PMDB) um projeto de lei para regulamentar a questão dos carros abandonados. Segundo Passini, um projeto parecido tramitou na Câmara de Vereadores no final de 2013, mas não seguiu adiante por causa de questõe"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Trecho da Rua Sete de Setembro será fechado nos próximos dias

Próximo

Três pessoas são assaltadas na ruas de Santa Maria

Geral