civismo

Sem público, solenidade marca início da Semana da Pátria em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

Uma solenidade simples e rápida, realizada na Praça Saldanha Marinho, marcou a abertura da Semana da Pátria em Santa Maria, em comemoração aos 199 anos da Independência do Brasil. A cerimônia começou às 10h e contou com a participação de autoridades e representantes das principais organizações civis e militares do município.

O ato foi retomado após dois anos, uma vez que, em 2020, não foram realizados eventos presenciais durante a Semana da Pátria. Ainda assim, a solenidade desta quarta ocorreu de forma enxuta. No cerimonial, dois momentos principais: o acendimento da pira e o hasteamento das bandeiras. O fogo simbólico da Pátria foi conduzido por integrantes do Movimento Escoteiro, da Polícia Federal e da Guarda Municipal.

Prazo de validade para credenciais de idosos e PCD é prorrogado para 30 de setembro

Em seu pronunciamento, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) destacou o legado do general Geraldo Antônio Miotto, um dos homenageados locais, e ressaltou o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde no combate à pandemia da Covid-19. 

Em 2021, o tema nacional é o Hino Nacional. No Estado, a data destaca os 75 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Em Santa Maria, os homenageados são o general Geraldo Antônio Miotto (in memoriam) e o Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas da Polícia Federal (GPRED/PF). Já o destaque local são aos profissionais da linha de frente que atuam no combate à Covid-19

UFSM trabalha em convênio para ter laboratório de controle de dopagem

A Comissão Executiva da Semana da Pátria é composta pela prefeitura, 3ª Divisão de Exército, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ala 4 - Força Aérea Brasileira, Brigada Militar (BM), Câmara de Vereadores, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, 13ª Região Tradicionalista, Câmara de Dirigentes Lojistas, União dos Escoteiros do Brasil, Arquidiocese de Santa Maria, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atendimento em Libras está disponível em todos os cartórios gaúchos Anterior

Atendimento em Libras está disponível em todos os cartórios gaúchos

Santa Maria ainda não teve doação de órgãos em 2021 Próximo

Santa Maria ainda não teve doação de órgãos em 2021

Geral