Sem aulas presenciais, alunos vão à escola usar computador e internet

Diário

Sem aulas presenciais, alunos vão à escola usar computador e internet
Fotos: Renan Mattos (Diário)

Na manhã de hoje, quando as aulas presenciais do 6º ao 9º ano e Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino deveriam iniciar, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias estava praticamente vazia. Além funcionários limpando e organizando as salas com classes distantes, marcando o chão com idicarodes de distanciamento e instalação de equipamentos para aulas remotas, cerca de seis professoras estavam em uma sala organizando as tarefas entregues aos estudantes que estão desenvolvendo as atividades escolares em casa.

A diretora Silvia Beatriz Silva informou que dos 580 alunos atendidos, cerca de 30 não possuem condições de assistir às aulas pela internet. Para ajudá-los, é oferecido um período na escola para que usem o equipamento da instituição. 

Santa Maria recebe carga com 840 doses da vacina da Pfizer

É o caso dos alunos Samuel Bittencourt, 12 anos, do 6º ano, e Roberto De Ávila, 14, do 7º. Eles estavam, cada um em uma sala, realizando as atividades do dia. Mesmo com a vontade de ter aulas junto dos colegas e dos professores, os dois concordam que é preciso ter cautela:

– Com o professor perto é mais fácil de entender, de tirar dúvidas – disse Roberto (foto a cima.), enquanto lia as questões do teste de artes.

Compenetrado nas questões de matemática, Samuel (foto abaixo) entende que apesar da saudade do encontro com os colegas, é preciso se cuidar.

– É um pouco mais difícil sem o professor perto, mas também é perigoso estar perto – resumiu o jovem antes de voltar ao exercício de identificar centenas, dezenas e unidades em números.

Doações de equipamentos podem ser feitas à escola. Quem quiser contribuir deve entrar em contato pelo telefone (55) 3311-6333

Idosos, pessoas com deficiência e com comorbidade podem se vacinar nesta terça

AULAS PRESENCIAISO retorno é facultativo e escalonado de modo que não haja lotação de alunos nas escolas. Desde o final de fevereiro, a prefeitura disponibilizou um formulário online para que os responsáveis preenchessem o interesse de retomada ou não do ensino presencial.

A determinação é que o atendimento presencial seja, no mínimo, duas vezes por semana para cada turma. As atividades não devem passar de, no máximo, três horas. Na Educação Infantil e nas escolas de tempo integral e com dias alternados, a prefeitura recomenda a ampliação do tempo de permanência gradativamente conforme a adaptação das crianças e dos recursos materiais e humanos de cada escola.

Por e-mail e com mediação da assessoria de imprensa, a secretaria de Educação disse que pretende se reunir com o Sinprosm ainda nesta semana e reiterou que, ainda em abril, ingressou com pedido junto ao Supremo Tribunal Federal para vacinar os docentes. Ainda segundo a prefeitura, mesmo com a greve ambiental, sem aula presencial, oito escolas da rede municipal tem casos de Covid-19 entre a comunidade, segundo a prefeitura. São elas: EMEF Euclides da Cunha, EMEF Padre Nóbrega, EMEF Duque de Caxias, EMEF João Pedro Menna Barreto, EMEI Glaci Correia da Silva, EMAI – Aprendizagem Industrial, EMEF Lívia Menna Barreto e EMEF Padre Gabriel Bolzan.

Apesar de estar na lista de casos de Covid-19, os casos da Duque de Caxias não têm relação com alunos ou trabalhadores que frequentam a escola. São três confirmações em professoras e pelo menos três em estudantes, segundo a direção. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cruz Alta suspende aulas presenciais na rede municipal Anterior

Cruz Alta suspende aulas presenciais na rede municipal

Boletim da Fiocruz indica tendência de estabilização da pandemia na Região Central Próximo

Boletim da Fiocruz indica tendência de estabilização da pandemia na Região Central

Geral