data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedo Piegas (Diário)
Ao entrar na segunda semana de medidas de prevenção ao coronavírus, a prefeitura define que o isolamento deve prevalecer e que o comércio deve continuar fechado por mais pelo menos uma semana em Santa Maria. As idas e vindas dos decretos que mantêm serviços essenciais abertos ainda causam confusão em algumas pessoas, principalmente quando o assunto são as agências lotéricas.
Coronavírus: como se cuidar durante as compras fora de casa
A última mudança aconteceu no sábado, quando um novo decreto municipal liberou a abertura de lotéricas, desde que adotadas as providências exigidas, como distanciamento de no mínimo dois metros entre os clientes, cuidados de higiene e a limitação de horários de atendimento. Além disto, os estabelecimentos podem funcionar com até 30% dos funcionários.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedo Piegas (Diário)
Na segunda, a reportagem observou que grande parte das lotéricas da região central da cidade estava aberta, com atendimento em todos os guichês, e algumas até formando filas na entrada.
Outro ponto observado foi algumas lojas funcionando normalmente. A gerente de uma dessas lojas, que fica Rua General Neto, Liane Pinheiro Dias, afirmou que o estabelecimento se encaixa na lista de serviços essenciais do decreto municipal e, desta forma, está regular. No local, são vendidos artigos de bazar e também alimentos.
Veja como pausar a parcela do financiamento na Caixa Econômica Federal
Uma rede de departamentos na Rua do Acampamento está vendendo via WhatsApp, e o cliente apenas busca suas compras na loja física. Na mesma rua, uma loja de móveis e materiais de construção também estava de portas abertas, mas informou que apenas com atendimento de caixa para pagamentos de boletos em geral.
VÍDEO: prefeitura mantém decreto de isolamento, e comércio seguirá fechado
Ao avistar a equipe de reportagem, uma das lojas fechou as portas e a outra informou que não iria dar entrevista. Assim como nos outros dias, farmácias concentravam mais movimento, assim como os pequenos mercados. Nos supermercados, havia poucos carros nos estacionamentos.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Higienização
Na segunda, cerca de 30 locais receberam sanitização. Foram desinfectados pontos da Universidade Federal de Santa Maria e o Hospital Universitário. Também receberam higienização a Estação Rodoviária, o Samu, o Lar de Míriam e o PA do Patronato. A Desinservice já realizou cerca de 300 limpezas pela cidade de forma gratuita.