coronavírus

Segunda-feira marcada por lotéricas abertas e com filas

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedo Piegas (Diário)

Ao entrar na segunda semana de medidas de prevenção ao coronavírus, a prefeitura define que o isolamento deve prevalecer e que o comércio deve continuar fechado por mais pelo menos uma semana em Santa Maria. As idas e vindas dos decretos que mantêm serviços essenciais abertos ainda causam confusão em algumas pessoas, principalmente quando o assunto são as agências lotéricas.

Coronavírus: como se cuidar durante as compras fora de casa

A última mudança aconteceu no sábado, quando um novo decreto municipal liberou a abertura de lotéricas, desde que adotadas as providências exigidas, como distanciamento de no mínimo dois metros entre os clientes, cuidados de higiene e a limitação de horários de atendimento. Além disto, os estabelecimentos podem funcionar com até 30% dos funcionários.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedo Piegas (Diário)

Na segunda, a reportagem observou que grande parte das lotéricas da região central da cidade estava aberta, com atendimento em todos os guichês, e algumas até formando filas na entrada.

Outro ponto observado foi algumas lojas funcionando normalmente. A gerente de uma dessas lojas, que fica Rua General Neto, Liane Pinheiro Dias, afirmou que o estabelecimento se encaixa na lista de serviços essenciais do decreto municipal e, desta forma, está regular. No local, são vendidos artigos de bazar e também alimentos.

Veja como pausar a parcela do financiamento na Caixa Econômica Federal

Uma rede de departamentos na Rua do Acampamento está vendendo via WhatsApp, e o cliente apenas busca suas compras na loja física. Na mesma rua, uma loja de móveis e materiais de construção também estava de portas abertas, mas informou que apenas com atendimento de caixa para pagamentos de boletos em geral.

VÍDEO: prefeitura mantém decreto de isolamento, e comércio seguirá fechado

Ao avistar a equipe de reportagem, uma das lojas fechou as portas e a outra informou que não iria dar entrevista. Assim como nos outros dias, farmácias concentravam mais movimento, assim como os pequenos mercados. Nos supermercados, havia poucos carros nos estacionamentos. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Higienização 
Na segunda, cerca de 30 locais receberam sanitização. Foram desinfectados pontos da Universidade Federal de Santa Maria e o Hospital Universitário. Também receberam higienização a Estação Rodoviária, o Samu, o Lar de Míriam e o PA do Patronato. A Desinservice já realizou cerca de 300 limpezas pela cidade de forma gratuita.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Buzinaço pede abertura de leitos de UTI no Hospital Regional

Próximo

Husm, Casa do Estudante, Rodoviária e PA passam por sanitização

Geral