O grupo Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (Liccda), do curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), continua com o ciclo de intervenções artísticas “SER-POVO-MOVENTE” em locais de referência patrimonial da cidade de Santa Maria, dentro do Distrito Criativo Centro-Gare. Após a estreia com a intervenção “SER” no Coreto da Praça Saldanha Marinho, o Liccda apresenta na próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, às 18h30, no saguão da Antiga Reitoria da UFSM, a intervenção “MOVENTE”.
Com direção do professor Odailso Berté, “MOVENTE” aborda a criação da UFSM. O contexto da ditadura militar aparece como referência do momento histórico em que a instituição caminhava para ser a primeira universidade pública do interior do país. A música vencedora da 29ª Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria (2022), “A Lenda das Visões”, de Cleber Brenner e Ovídio Mayer, que aborda de maneira poética a história da Universidade, também foi uma das referências para a composição coreográfica e compõe a trilha sonora da intervenção “MOVENTE”.
Foto: Alvaro Pouey
Foto: Alvaro Pouey
O ciclo de intervenções “SER-POVO-MOVENTE” é uma ação do projeto de Pesquisa Arte e Patrimônio Cultural e do projeto de extensão Dança e Patrimônio Cultural. A realização conta com a Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, o Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e a Prefeitura de Santa Maria através da Secretaria da Cultura.
Leia todas as notícias