Saúde lança programa que pode capacitar 200 mil agentes comunitários

Agência Brasil

Saúde lança programa que pode capacitar 200 mil agentes comunitários
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lançou o Programa Saúde com Agente nesta quarta-feira. A iniciativa vai oferecer qualificação técnica para quase 200 mil agentes comunitários de saúde e de endemias em todo o país. Classificado pelo Ministério da Saúde como o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido – presencial e a distância – de forma integrada do país, as inscrições foram encerradas em abril e tiveram adesão de 5.452 municípios, o que corresponde 98% do país.

–Esse curso, com a abrangência que tem e com o conteúdo programático de excelência, fará uma verdadeira revolução no nosso sistema de saúde – afirmou Queiroga.

Leia também

Pesquisadores identificam método capaz de prever gravidade da Covid-19 em pacientes infectadosAção com nova dose de Janssen e aplicação de 4ª dose em pessoas de 45 anos contra a Covid-19 ocorre no sábado em Santa MariaConfira a agenda de vacinação contra a Covid-19 desta semana

Um dos objetivos do curso é melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da atenção primária aos brasileiros. Por meio da capacitação, na prática, o Brasil vai conseguir, por exemplo, combater de maneira mais eficiente problemas como hipertensão, tabagismo e diabetes, além melhorar o acompanhamento de gestantes e de tornar vacinação da população brasileira mais efetiva, acrescentou o ministro.

O programa tem investimento de mais de R$ 388 milhões. Por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do ministério, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, no total, serão 1.275 horas/aula e duração mínima de dez meses.

–O curso reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento – destacou o Ministério da Saúde.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Associação Amigos do Theatro Treze de Maio participa da Feijoada do Diário Anterior

Associação Amigos do Theatro Treze de Maio participa da Feijoada do Diário

Orquestra Sinfônica de Santa Maria realiza ação em parceria com bailarinos no hall do HUSM e do Restaurante Universitário da UFSM Próximo

Orquestra Sinfônica de Santa Maria realiza ação em parceria com bailarinos no hall do HUSM e do Restaurante Universitário da UFSM

Geral