Início do ano e férias geram aumento na procura por regularização de documentos; carteira de identidade está no topo da lista

Início do ano e férias geram aumento na procura por regularização de documentos; carteira de identidade está no topo da lista

Beto Albert

Movimento na unidade Tudo Fácil, em Santa Maria, na manhã desta sexta-feira (03).

O vai e vem de pessoas com documentos em mãos contrasta ao clima tranquilo de férias em Santa Maria. Dois meses e meio após a inauguração, a unidade Tudo Fácil registra, por dia, a circulação de cerca de 300 pessoas. É justamente o período de folgas e o desejo de começar o ano de forma regular, que leva centenas de santa-marienses diariamente ao atendimento.

Conforme a gerência do espaço, a expectativa com as festas de fim de ano era de redução no movimento. Mas o que ocorreu foi o contrário: da semana que antecedeu o Natal até esta sexta-feira (3), mais de 1,5 mil pessoas foram até a unidade em busca de um ou mais dos 700 serviços ofertados. Por causa disso, alguns deles, só estão disponíveis para agendamento a partir do próximo mês.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 


– A demanda está aumentando muito. Por isso atendemos quem agendou, o grupo prioritário, mas quem também vem aqui com alguma emergência. Principalmente quem é de outra cidade. Ninguém sai daqui sem atendimento – garante a gerente Ana Maria Almeida.

O local, no centro da cidade, abriga atividades de órgãos estaduais e municipais. No topo da lista de procura está a emissão ou renovação da carteira de identidade (RG), motivada principalmente pelo período pré-matrículas escolares, universitárias ou alistamento militar. É o caso do jovem Luciano Ferreira, de 18 anos. Na manhã desta sexta ele foi acompanhado pela mãe para renovar o RG, emitido há mais de 10 anos.

– Vim renovar para poder me alistar no Exército neste ano. Preciso de uma (carteira de identidade) nova. A minha antiga era de 2007 – conta.

Luciano Ferreira, de 18 anos, aguardava pela renovação da Carteira de Identidade (RG).Beto Albert

A orientação é agendar um horário para facilitar e garantir o atendimento. Mas quem – como no caso de Luciano – não agendou, pode tentar encaixe na agenda. No caso dele, o tempo de espera passou dos 30 minutos.

Sobre o tempo, a gerente explicou que, quando agendado, a expectativa é que o cidadão seja atendido no mesmo horário, mas sem marcação prévia, é preciso esperar por uma brecha.

Para evitar aguardar na fila, a dona de casa Patrícia da Silva, 50 anos, fez agendamento online. Ela também buscava nesta manhã a atualização da carteira de identidade, motivada pelo marido, que havia renovado o documento há alguns meses:

– É a primeira vez que vim, mas marquei em novembro e consegui data só em janeiro. Mas não precisei ficar muito tempo esperando.

Patrícia da Silva, 50 anos, fez agendamento do horário em novembro.Beto Albert


Expectativa de mais de 6 mil atendimentos em janeiro

Com o aumento no fluxo de pessoas logo nos primeiros dias do mês, a previsão da gerência é que janeiro registre recorde e ultrapasse 6 mil atendimentos, um aumento de quase 20% em relação aos meses anteriores.

O período de férias também facilita que moradores de outras cidades venham até a unidade, o que é percebido diariamente pela gerência. Na região, a unidade é referência para Cacequi, Dilermando de Aguiar, Itaara, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Toropi e Vila Nova do Sul.

Apesar do alto movimento, o conselho é aproveitar o tempo disponível das férias para agilizar os documentos ou dívidas pendentes junto aos diferentes órgãos.

– A possibilidade é que todos os serviços estão aqui juntos, o que torna fácil regularizar a situação no início do ano – afirma Ana Maria.


Atualização da carteira de identidade

Dois meses e meio após a inauguração, cerca de 13,3 mil pessoas procuraram atendimento na unidade de Santa Maria. Os mais procurados são emissão de carteira de identidade, entrega de documentos em geral, serviços do Ipê Saúde/Previdência Social e relacionados ao Detran-RS.

No caso do RG, o prazo estimado para a confecção do novo documento está estimado em 20 dias. No entanto, em cerca de metade deste tempo é possível ter acesso a via online. Para esse serviço, só há agendamento a partir de 10 de fevereiro, conforme consulta realizada no fim da manhã desta sexta-feira (3).

Beto Albert


Agendamento

Agendamentos de horários podem ser feitos pelo site do Governo do Estado.
A unidade física fica no prédio Vitta Center - subsolo 1 - (Rua Pinheiro Machado, 2366, Centro) e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h, sem fechar ao meio-dia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Tayline Manganeli

tayline.manganeli@diariosm.com.br

Exame prático para fazer a carteira de motorista ganha novo prazo para mais de 78 mil candidatos Anterior

Exame prático para fazer a carteira de motorista ganha novo prazo para mais de 78 mil candidatos

Abastecimento de água nos bairros Chácara das Flores e Salgado Filho deve ser restabelecido até o meio-dia em Santa Maria Próximo

Abastecimento de água nos bairros Chácara das Flores e Salgado Filho deve ser restabelecido até o meio-dia em Santa Maria

Geral