São Vicente do Sul planos de longo prazo para a gestão

Diário

São Vicente do Sul planos de longo prazo para a gestão

No dia 29 de abril, São Vicente do Sul completa 145 anos de emancipação político-administrativa. A cidade, que é referência em educação já que acolhe um campus do Instituto Federal Farroupilha, tem uma população de cerca de 8,5 mil habitantes. A economia local se destaca pela produção agrícola, com o cultivo de arroz e soja, e pecuária.

Para que o município de São Vicente do Sul prospere, a gestão 2021/2024 do poder Executivo acredita que planejamento a longo prazo é o caminho a ser traçado.– Sabemos que nenhum prefeito consegue estar preparado para os desafios quando assume uma prefeitura. Cada mandato é uma realidade. O segredo é planejamento para que se tenha menos surpresas e reduzir a possibilidade de erros. É desta forma que estamos trabalhando – afirma o prefeito Fernando Pahim, que está pela segunda vez à frente da prefeitura (a primeira foi entre os anos de 2012 e 2016.Segundo o chefe do Executivo, estão sendo concluídas obras iniciadas ainda em gestões anteriores, além da elaboração de projetos em diferentes áreas.

veja mais reportagens do especial prefeituras

SAÚDE E EDUCAÇÃODuas áreas essenciais à comunidade de São Vicente do Sul estão sendo tratadas com prioridades para receber melhorias. Na saúde, além da vacinação dos moradores contra a Covid-19, outras ações são realizadas. Recentemente, uma médica foi contratada para atuar junto do ESF Vila Rica.– A nossa meta é voltar a ter 100% de cobertura de atenção básica da saúde, como deixamos em 2016, e manter esse serviço com qualidade à população – aponta o prefeito. Na educação, a meta é licitar nova empresa interessada em finalizar a obra de uma creche do programa Proinfância.

DESENVOLVIMENTO

Um dos planos para incentivo é de criar um comitê de desenvolvimento econômico– É uma medida que servirá para apontar todas as potencialidades do município e, a partir disso, definirmos estratégias de como investir e otimizar essas potencialidades. Tudo sobre o cenário que demandas já existentes e potenciais a serem explorados – considera Pahim.Conforme o prefeito, o setor que mais contribui para a geração de emprego e renda em São Vicente do Sul é o do agronegócio. Por isso, a ideia é de fomentar áreas correlatas.– A nossa maior demanda é no agro, mas nada impede que tenhamos indústrias que possam produzir insumos para abastecer o setor essa atividade. Já temos contato com empresas interessadas – revela o prefeito, destacando que o município conta com uma boa localização geográfica.

OUTRAS AÇÕESRecuperação de estradas do interior, com patrolamento, roçada limpeza de valos e bueiros;-Melhorias nas ruas e rede de esgoto em diferentes bairros;-Conserto de veículos da Secretaria Municipal que estavam parados;-Iluminação da área pública com lâmpadas de LED;-Reforma do Coreto da praça-Finalização da construção do pórtico de entrada da cidade;-Término da obra do campo Alta Bronze;-Manutenção de espaços públicos.

PARA O FUTUROPara o chefe do Executivo de São Vicente do Sul, Fernando Pahim, todas as ações de agora são pensando um futuro melhor para a população. Por isso, precisam ser muito bem planejadas.-Queremos uma São Vicente evoluída no futuro. Para isso, precisamos de uma sequência de planejamento, que todos os governos tenham uma ideologia contínua de trabalho, independente das pessoas que estejam à frente do Executivo.Não se pode destruir o que os outros fizeram, mas, sim, aproveitar e manter o que deu certo para que as potencialidades de São Vicente sejam aproveitadas e não interrompidas ao longo do caminho – considera o prefeito Pahim.

MAIS DETALHES

Localização: Região Central – Caminho das Origens

População: 8,7 mil habitantes

Matrizes econômicas: agricultura, com destaque para produção de arroz e soja, e pecuária (bovinos e ovinos)

Atrativos: Coreto da Praça Central, construído em 1922; Igreja Matriz São Vicente Ferrer; Balneário Passo do Umbú; Cerro do Loreto; Cerro Seio de Moça; Serra de São Miguel; eventos como a Fecobat, o Baile de Kerb’s e o Carnavall

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jaguari aposta na captação de empreenderores Anterior

Jaguari aposta na captação de empreenderores

São Sepé cada vez mais próxima do cidadão Próximo

São Sepé cada vez mais próxima do cidadão

Geral