São Sepé cada vez mais próxima do cidadão

Diário

São Sepé cada vez mais próxima do cidadão

 Desde o início da gestão, a administração municipal criou canais de comunicação para integrar comunidade, prefeito, vice-prefeito, secretários e diretores. Através de programas como o Prefeitura Presente e Gabinete Aberto, o Executivo permite ao sepeense apresentar demandas e expor necessidades do seu bairro diretamente às autoridades, presencialmente ou por meios digitais.

A proposta visa descentralizar a coleta de sugestões e aproximar o Executivo do cidadão. Os encontros do Prefeitura Presente ocorrem semanalmente, aos sábados, fora do expediente normal, em bairros e distritos diferentes. No local, todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 são aplicados. Devido às restrições da bandeira preta, atualmente, o programa está suspenso.– Estar presente e ouvir os anseios de cada comunidade é o caminho mais seguro dentro de uma gestão democrática – destaca o professor e vice-prefeito Fernando Vasconcellos.Para o prefeito João Luiz Vargas, a ideia foi um dos primeiros compromissos feitos com os munícipes.– Em nossas caminhadas, realizamos diversas caravanas pelos bairros. Nelas, os sepeenses relatavam a dificuldade em falar com a prefeitura ou com os secretários, principalmente os que moram em locais afastados. O protocolo digital também não funcionava bem. Nossa intenção é promover o contato direto com a comunidade – explica.Ainda com o intuito de facilitar a comunicação da população, a prefeitura passou a funcionar em dois turnos – uma demanda antiga da comunidade. Agora, o poder Executivo trabalha manhã e tarde, oportunizando o atendimento concomitantemente com a de outros serviços públicos do município.

APENAS TRÊS SECRETARIASNos primeiros 100 dias, a gestão 2021/2024 apresentou diferenciais como a aposta em um quadro jovem nos cargos de livre nomeação. Uma complexa reestruturação administrativa propôs uma redução de gastos com pessoal, possibilitando uma economia de mais de R$ 400 mil com Cargos de Confiança e Funções Gratificadas ao longo mandato. Foram extintos cargos com atribuições similares e acumuladas tarefas de secretarias. Um exemplo disso é o vice-prefeito, que também é o presidente da Fundação Afif.

A reestruturação aprovada na Câmara de Vereadores reduziu de 135 para 98 cargos e funções, sendo um enxugamento de 27% no total de nomeações possíveis. De nove secretarias, o governo passou a ter apenas três: Saúde, Educação e Infraestrutura. O restante, naquelas tarefas instrumentais, foi organizado em três escritórios temáticos vinculados ao gabinete do prefeito e vice.

veja mais reportagens do especial prefeituras

COMBATE À COVID-19A prefeitura adotou intensas medidas contra à pandemia. Em parceria com Brigada Militar e Polícia Civil, articulou ações para a fiscalização de aglomerações que desrespeitam os decretos de distanciamento. Com orientação, as reuniões de jovens em locais públicos foram dissipadas.Em uma força-tarefa da Secretaria de Saúde, o município vacinou mais de 6 mil pessoas, cerca de 20% da população. Através de drive-thrus, foi possível evitar filas e atender um número maior de pessoas em pouco tempo. Respeitando o Plano Nacional de Imunização, São Sepé ultrapassa as médias percentuais do Brasil em número de vacinados e imunizados.Além disso, São Sepé foi incluído no Consórcio dos Municípios para a compra de vacinas contra à Covid-19. Para fortalecer a rede de assistência local, junto à Câmara de Vereadores, o município organizou um repasse de R$ 300 mil ao Hospital Santo Antônio para a ampliação do atendimento ao coronavírus, não deixando a comunidade desassistida.

MÃOS A OBRASNesse primeiro momento, a Secretaria de Infraestrutura recuperou 280 quilômetros de estradas e trabalhou na reconstrução de oito pontes, deixando o interior do município em condições de trafegabilidade para o escoamento da safra. Além disso, obras de pavimentação, cujos projetos são de 2018, foram iniciados nos bairros Lôndero e São Francisco. A Escola Infantil Dona Anita, inaugurada no ano passado, antes da sua conclusão, teve sua execução retomada, depois do desbloqueio de recursos no FNDE.

Na questão de infraestrutura para pequenos produtores, o programa Patrulha Rural teve seu sistema de controle reforçado pelo Executivo.

PENSANDO NO FUTUROCom o propósito de incentivar o desenvolvimento em áreas como cultura, esportes e educação, a prefeitura tem planos de execução de projetos como: Programa Cidade Arte – São Sepé será a cidade da arte na região, e, através do programa, busca descentralizar ações da Casa de Cultura e integrar ações do poder público, com mais de 40 oficinas em diferentes locais do município.Pré-Enem gratuito – A Fundação Afif e a Secretaria da Educação estão formalizando os últimos processos do cursinho municipal com aulas gratuitas preparatórias para o Enem. Em breve, os alunos poderão se inscrever.Polo de atletismo – Em parceria com professores da UFSM, será criado na escola Clemenciano Barnasque um polo de atletismo para o fomento desportivo no município. A ideia é utilizar a capacidade técnica da universidade pública para aulas e incentivo à modalidade em São Sepé.Centro da Juventude – A prefeitura encaminhou projetos no Ministério da Cidadania, pleiteando recursos para a criação de um Centro da Juventude. O projeto deverá contemplar os programas Estação 4.0 da Secretaria Nacional da Juventude, integrando atividades físicas, culturais e de capacitação de jovens. Castramóvel – Uma solicitação da União Sepeense de Proteção aos Animais (USPA) foi enviada pelo Executivo Municipal para compra de um Castramóvel, veículo equipado para castração de animais domésticos.

MAIS NÚMEROS

Acréscimo de 57% nas vendas dos vitivinicultores, com mais de 8 mil quilos de uva comercializados durante a Feira da Uva,

Aumento em 265% na distribuição de cestas básicas entregues a famílias através do Programa de Proteção Alimentar,

Construção de 500 metros de rede de drenagem pluvial nos bairros Novo Horizonte, Cristo Rei, Santo Antônio, São Francisco e Pontes,

Conclusão do processo de regularização de mais de 200 títulos de propriedade no bairro Lôndero,

Ampliação em 50% das vagas para profissionais da limpeza urbana,

Duplicação do número de equipes da iluminação pública e substituição de mais de 400 lâmpadas

DESTAQUE

Localização: Região Central – Zona da Campanha

População: 23,5 mil habitantes

Matrizes econômicas: agricultura e pecuária, com participação também do setor de serviços

Atrativos: Gruta do Marco, Fonte da Bica, Museu Municipal, Praça das Mercês e a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Fogo de chão aceso há mais de 200 anos etc.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

São Vicente do Sul planos de longo prazo para a gestão Anterior

São Vicente do Sul planos de longo prazo para a gestão

Santa Maria combate à pandemia e reforma da estrutura administrativa Próximo

Santa Maria combate à pandemia e reforma da estrutura administrativa

Geral