Santiago é o único município gaúcho que conquista o Selo da Caixa que reconhece boas práticas de governança e ambientais

Redação do Diário

Santiago é o único município gaúcho que conquista o Selo da Caixa que reconhece boas práticas de governança e ambientais
O município de Santiago obteve o Selo Município + Azul Caixa. O reconhecimento foi criado pelo banco federal para municípios que apresentam indicadores públicos que demonstrem a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública local. O município da Amcentro atingiu a pontuação de 80 pontos, o que lhe conferiu o selo categoria Safira.

A cerimônia de entrega da premiação para a Administração Municipal de Santiago será no Centro Empresarial de Santiago (CES), na próxima quarta-feira, 8h30min, no evento Café de Ideias, com debate sobre ESG e mediação do prefeito de Santiago Tiago Görski e a da superintendente executiva de Governo da Caixa Econômica Federal, Liana Trost Ebling.

O prêmio valoriza a adoção de soluções mais eficientes, com transparência e sustentabilidade, objetivando incentivar a gestão responsável, a melhoria da qualidade de vida do cidadão e a otimização do uso de recursos naturais geridos pelo na gestão pública local. Os municípios são avaliados por meio de vinte critérios, classificados sob quatro aspectos: ambiental, social, governança e climático. Segundo a categorização da premiação, que vai de 60 pontos – selo Cristal; 70 pontos Topázio e grau máximo, 100 pontos, referente ao selo Diamante.

De acordo com o prefeito de Santiago, Tiago Görski, o objetivo do selo é estimular os municípios que busquem desenvolver a sustentabilidade e a qualidade de vida dos moradores.

– Estamos felizes com o reconhecimento sobre as nossas boas práticas, e a dedicação da nossa gestão em promover a sustentabilidade, o cuidado com o ambiente com projetos inovadores e que envolvem a nossa comunidade na busca do bem-estar de todos – destacou.

Para o presidente da Famurs, Paulo Salerno, a iniciativa apoia os municípios a alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas, por meio da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

– Santiago está dando um bom exemplo. Cada vez mais os prefeitos estão se apropriando dessa agenda global, promovendo ações para reduzir a fome e a pobreza, minimizar os efeitos das mudanças climáticas e garantir a igualdade e a qualidade de vida às pessoas – destacou o presidente Salerno.

Com a certificação, o município agrega condições diferenciadas na contratação de serviços e de produtos bancários, proporcionais ao nível alcançado. Santiago foi um dos oito primeiros municípios do Brasil a obter o Selo Município + Azul CAIXA, entre estes oito apenas Santiago/RS, Francisco Beltrão/PR, Toledo/PR, e Araçatuba/SP contemplados com o Selo Categoria Safira. Dracenas/SP e Ribeirão Preto com o Selo Topázio e Oieras/PI, Presidente prudente/SP receberam o selo Cristal.

*Com informações de A.I.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Final de semana registra quatro assassinatos e Santa Maria tem o segundo ano mais violento da história Anterior

Final de semana registra quatro assassinatos e Santa Maria tem o segundo ano mais violento da história

<strong>Prepare sua gravata: RBD anuncia possível retorno em janeiro de 2023</strong> Próximo

Prepare sua gravata: RBD anuncia possível retorno em janeiro de 2023

Geral