temperatura baixa

Santa Maria tem a tarde mais fria de junho dos últimos 60 anos

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

O frio intenso desta terça-feira, que fez até neve cair em cidades da Região Central, também quebrou recordes em Santa Maria. O município teve a tarde mais fria no mês de junho dos últimos 60 anos, com a máxima de apenas a 8,2ºC.

Obra do Centro de Eventos está paralisada e prazo de conclusão é descumprido novamente

De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, desde 1961 não se tinha uma temperatura tão baixa nas tardes de junho na cidade. Por causa do vento, a sensação térmica chegou a 2ºC. O meteorologista explica que o frio extremo é resultado da atuação de uma massa de ar frio que está sobre o Rio Grande do Sul, junto de um ciclone que se formou no litoral do Uruguai.

- Estamos com a atuação de uma massa de ar frio e seco. Para intensificar ainda mais esse frio, tem um ciclone na costa do Uruguai, lá na Região do Chuí, que impulsiona ares gelados para o continente e coloca a umidade do mar para o continente. É essa combinação, da massa de ar e do ciclone, que deixa a atmosfera muito resfriada, o que chamamos de bolha de ar frio. É isso que está favorecendo esses recordes de temperatura - detalha Verardo.

A manhã desta terça também foi gelada em Santa Maria. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fez 5,6°C no amanhecer. Não houve registro de geada no município. O frio deve seguir intenso, pelo menos até a quinta-feira, conforme Verardo. A partir de sexta-feira, as temperaturas mínimas sobem. Para quarta, há possibilidade de geada e mínima de 4°C, conforme a Somar Meteorologia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Praça e monumento em São Gabriel recebem revitalização

Obra do Centro de Eventos está paralisada e prazo de conclusão é descumprido novamente Próximo

Obra do Centro de Eventos está paralisada e prazo de conclusão é descumprido novamente

Geral