Santa Maria registra mil mortes por Covid-19

Leandra Cruber

Santa Maria registra mil mortes por Covid-19

A prefeitura de Santa Maria confirmou, na manhã desta terça-feira (02), mais quatro óbitos em decorrência da Covid-19. Assim, a cidade já registra 1001 mortes pela doença desde o início da pandemia, em 2020.

Os óbitos informados pelo Executivo em comunicado oficial ocorreram entre 5 e 23 de janeiro e tratam-se de:

Homem, 67 anos, com registro de doença cardiovascular crônica, imunodepressão e pneumopatia crônica. Em 30 de dezembro, teve o diagnóstico positivo para a Covid-19. Em 1º de janeiro de 2023, deu entrada na UTI do Hospital Regional. O óbito aconteceu em 5 de janeiro. Não há registro de vacinação do paciente contra a Covid-19;

Homem, 84 anos, com registro de doença cardiovascular crônica e doença neurológica crônica. Em 27 de dezembro, deu entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. Em 18 de janeiro, teve o diagnóstico positivo para a Covid-19, sendo transferido para a UTI. O óbito aconteceu em 23 de janeiro. Conforme registro, o paciente estava com o quadro vacinal contra a Covid-19 completo;

Mulher, 76 anos, com registro de doença cardiovascular crônica e hipotireoidismo. Em 15 de janeiro, teve o diagnóstico positivo para a Covid-19, dando entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. O óbito aconteceu em 16 de janeiro. Conforme registro, a paciente estava com o quadro vacinal contra a Covid-19 completo;

Mulher, 100 anos, com registro de doença cardiovascular crônica e hipotireoidismo. Em 6 de janeiro, teve o diagnóstico positivo para a Covid-19, dando entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. O óbito aconteceu em 17 de janeiro. Conforme registro, a paciente estava com o quadro vacinal contra a Covid-19 incompleto.

Em entrevista à CDN, o secretário de Saúde Guilherme Ribas disse que, ainda que o registro de mil óbitos seja preocupante, a cidade apresenta um cenário controlado em relação a doença que atinge o mundo há quase três anos:

– Lamentamos e nos solidarizamos com todos os familiares das vítimas da Covid-19. O registro de óbitos, mesmo que tenham ocorrido em uma frequência muito menor, é sempre um alerta. Hoje, graças ao avanço da vacinação, vivemos um janeiro com o menor número de mortes dos últimos dois anos. Tivemos períodos, como no final do ano passado, que registramos aumento nos casos, principalmente em razão das variantes da doença. Mas, os casos graves se mantiveram estáveis. Por isso que estamos dando continuidade a campanha de vacinação.

Primeiro óbito

Em maio de 2020, quando a população santa-mariense já estava em isolamento social, a cidade registrou a primeira morte por Covid-19. A vítima, uma mulher, de 60 anos, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), tinha diabetes, hipertensão e uma doença crônica nos pulmões. Ela ficou cerca de 15 dias internada, mas não resistiu as complicações da doença.

No primeiro ano da pandemia, a Covid-19 vitimou 176 pessoas em Santa Maria. No entanto, foi em 2021 que a cidade viveu os momentos mais tensos com um grande número de casos confirmados e, consequentemente, o agravamento de quadros. Foram 661 óbitos.

Já no ano passado, 154 santa-marienses perderam a vida pelo coronavírus. O número representa uma queda de 76,7% de um ano para o outro.

Vacinação avança na cidade

Conforme dados do Estado, mais de 230 mil aplicações da segunda dose de vacinas contra a doença já foram realizadas em Santa Maria. Além disso, 7.643 santa-marienses também receberam doses únicas. Conforme Ribas, o Executivo dará continuidade a campanha de vacinação a partir de ações que facilitem a participação dos cidadãos.

– Além do funcionamento das unidades básicas de saúde em turnos estendidos, justamente para que as pessoas que trabalham o dia inteiro possam atualizar a vacinação em algum momento, também teremos ações em escolas para que crianças e adolescentes se vacinem. E, claro, além das vacinas contra a Covid-19, outros imunizantes estão disponíveis das unidades do município para que a população se previna contra todo tipo de doença – salienta o secretário de Saúde.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária realiza a entrega de 60 matrículas de terrenos para moradores da Cohab Nova Santa Marta Anterior

Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária realiza a entrega de 60 matrículas de terrenos para moradores da Cohab Nova Santa Marta

Carro em que estavam pai e filho pega fogo em rua da região central de Santa Maria Próximo

Carro em que estavam pai e filho pega fogo em rua da região central de Santa Maria

Geral