boina preta

Saiba como é a administração do Exército em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação 3ª DE
No corpo permanente da Base Administrativa, existem oficiais e praças com formação e especialização nas áreas de Administração, Contabilidade, Direito e outras qualificações necessárias para gerir os recursos e o patrimônio destinados a todos os quartéis da cidade

Cada uma das 22 organizações militares de Santa Maria representa uma unidade gestora. Isso significa que, de forma isolada, cada quartel é responsável por gerir os recursos que recebe do governo federal para cumprir os processos específicos e cuidar do dia a dia de cada aquartelamento. Este encargo despende de um grande número de pessoal, e as unidades nem sempre dispõem de militares com a formação adequada para suprir os cargos da área administrativa. Foi com o intuito de centralizar os trabalhos relativos à administração militar que surgiu a Base Administrativa da Guarnição de Santa Maria (B Adm Gu SM).

O coronel Ademar Calumby Neto foi designado como o responsável por estruturar a Base Administrativa, determinando o efetivo, o material e as instalações necessárias para o funcionamento. Em 2018, a Base Administrativa foi elevada à condição de organização militar, tendo como primeiro comandante o coronel Iury Nicholau Tschudar, que ficou à frente da unidade até 2020.

Funções administrativas

Atualmente, está a cargo da Base Administrativa o pagamento de pessoal da ativa, inativos e pensionistas; as licitações, aquisições e contratos; o controle do patrimônio móvel e imóvel; a fiscalização de produtos controlados e a administração dos recursos vindos do governo federal.

Durante entrevista à redação do EBP, o coronel Haroldo Patricio Ribeiro Filho, atual comandante da Base Administrativa, falou da importância que a unidade possui ao otimizar os processos inerentes à administração pública federal, além de ter um pessoal especializado e voltado exclusivamente para essa área.

- A função da Base Administrativa é potencializar o sistema de forças, que é representado pelas tropas que estão com o fuzil na mão ou embarcadas em um blindado. Ela serve para desburocratizar, desonerando as organizações militares operacionais dos encargos da gestão pública, explica coronel Haroldo. 

Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em estudos estratégicos na guarnição

Dias 21 e 22 de setembro, mais de 60 oficiais superiores do curso de Comando e Estado-Maior do 2º ano (CCEM/2), do curso de Chefia e Estado-Maior para Oficiais Médicos (CCEM Med) e alunos do Programa de Pós-graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos (PPGCM/IMM), deslocaram-se do Rio de Janeiro, em viagem de estudos estratégicos na guarnição de Santa Maria.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Comunicação Social/ Pq R Mnt/3
No Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3), a finalidade foi conhecer os principais projetos desenvolvidos pela unidade, especialmente a linha de manutenção de viaturas blindadas, em apoio à Divisão Encouraçada

No primeiro dia de atividades, os militares conheceram as principais características e atividades da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld) e da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), com foco no papel do oficial de Estado-Maior e comandante de unidades subordinadas.

27ª Feicoop começa domingo com show virtual e sem público

Em seguida, realizaram uma visita ao Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), para conhecer a evolução dos blindados no Exército e os cursos oferecidos para a especialização de militares do Brasil todo e de nações amigas.

Concurso da Escola de Sargentos será realizado domingo

Uma das formas de ingresso no Exército Brasileiro, como militar de carreira, é o concurso de admissão para as escolas de sargentos. Neste domingo, dia 3 de outubro, será realizado o certame que possibilita o acesso à Escola de Sargentos das Armas (EsSA); Escola de Sargento de Logística (ESLog) e Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), de acordo com a combinação entre a nota obtida no concurso de admissão e a prioridade declarada por cada candidato.

Qualificações militares para Sargentos:

  • EsSA (MG) - Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações
  • ESLog (RJ) - Material Bélico, Intendência, Saúde, Músico, Manutenção de Comunicações e Topografia
  • CIAvEx (SP) - Aviação

Aumento de inscritos em 2021 - A carreira militar de sargento teve a procura ampliada nos últimos anos, e para o concurso que ocorre neste domingo, são 126.393 inscrições para as três áreas (geral/aviação, música e saúde), um acréscimo de quase 22% em relação a 2020. Dentre esses inscritos, chama a atenção o expressivo número de mulheres, totalizando 30.977 candidatas.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação 3ª DE
Na prova para a carreira de sargento realizada em 2020, foram 103.810 inscritos

Na região de Santa Maria, o concurso será coordenado pela 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld). As provas serão realizadas na Universidade Franciscana (UFN), no Colégio Sant'Anna e no Colégio Militar de Santa Maria (CMSM).

O candidato deve ficar atento quanto ao local de realização do exame intelectual. O fechamento dos portões está previsto para as 12h15min.

Mais informações podem ser obtidas no site.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: cerimônia abençoa crianças e animais em alusão ao Dia de São Francisco de Assis Anterior

VÍDEO: cerimônia abençoa crianças e animais em alusão ao Dia de São Francisco de Assis

PLURAL: os textos de Marcio Felipe Medeiros e Nara Suzana Stainr Próximo

PLURAL: os textos de Marcio Felipe Medeiros e Nara Suzana Stainr

Geral