Altas temperaturas

Saiba como driblar o calor

As notícias não são animadoras para quem tem de passar o verão longe das piscinas ou do ar-condicionado: a situação tende a ficar pior a partir do fim de semana. Até 28 de janeiro, não há previsão de chuva. As temperaturas devem seguir na faixa dos 30 graus até o fim do mês.
Se você é desses que vai ter de encarar o calorão de Santa Maria, há soluções simples que podem amenizar o mal-estar provocado pelas altas temperaturas. Confira dicas abaixo:

Hidrate-se
Beba, de forma distribuída, entre oito e 10 copos de água por dia (copo de 200 ml). Para evitar a desidratação, no entanto, só ingerir água pode não ser suficiente. A perda de líquido pelo suor de uma pessoa comum costuma ser reposta pela água. Em níveis mais altos, como atletas ou pessoas que se submetem a esforços físicos mais intensos, também é preciso repor sódio, potássio e cloro.
Nesses casos, o soro caseiro (com uma pitada de sal e uma colher de açúcar diluídos em um copo de água) ou uma bebida isotônica ajudam. Em outras situações, como na praia, a quantidade de sal que costuma ser adicionada à comida, como a uma espiga de milho, quando acompanhado da água, é suficiente para evitar a desidratação.

Nos carros
Os automóveis são, em geral, pretos na parte interna – e o preto absorve todo o calor. A dica é cobrir os bancos e o painel com toalhas brancas.

Banhos
Duchas de água fria são uma ilusão. Para se sentir melhor, o certo é tomar uma chuveirada morna. A temperatura ideal para a água é em torno de 36°C. O motivo é que o corpo funciona como uma máquina térmica que trabalha o tempo inteiro para se manter nessa temperatura. Quando os termômetros marcam menos de 36°C, ele gasta energia para continuar aquecido. Se passam disso, ele precisa fazer esforço para eliminar calor – o que faz pelo suor. É no banho a 36°C que encontra equilíbrio e relaxa. Uma ducha gelada passa para o corpo a mensagem de que a temperatura externa está baixa.

Ar refrigerado
O choque térmico leva a um grande esforço do organismo, que precisa se adaptar à nova temperatura bruscamente. Por isso, deve-se desligar o aparelho algum tempo antes da saída, de maneira a que temperatura suba e o corpo vá se adaptando gradualmente à situação que vai encontrar do lado de fora da casa.

Ventiladores de teto
O ar mais quente sobe naturalmente, por ser menos denso. Na função de ventilação, o aparelho vai movimentar esse ar aquecido, empurrando o para baixo e piorando a sensação de calor. Por isso, em dias muito quentes, a função de exaustão é melhor.

Soluções caseiras
Refresque os pulsos, têmporas e pescoço com pano umedecido em álcool ou loção de cânfora ou mentol. Ativam a circulação, refresca e deixam um cheirinho bom
Aplique saquinhos de chá preto como compressa nos locais com maior abundância de transpiração. O chá contém ácido tânico, que elimina o mau cheiro, especialmente nos pés e axilas
O talco espalhado no corpo seco após o banho, usado pelas vovós, ainda é boa ideia para espantar o calor.
Resfrie os produtos de beleza e o perfume na geladeira antes de aplicar
Compressa de gelo no rosto ajuda a manter a maquiagem por mais tempo
A temperatura corporal sobe após alimentação, portanto evite comidas pesadas antes de fazer atividade físicas.

fonte: endocrinologista Carlos Gedeão da Silva Cevenini e Defesa Civil


Como sobreviver ao calor sem ar-condicionado

Para quem não tem ar-condicionado, a época mais quente do ano pode ser um martírio. Por isso, o professor Cássio Moura, doutor em Física da PUC/RS, lista algumas dicas para amenizar o calor dentro de casa:

Não deixe o calor entrar
No verão, o período mais quente do dia é a tarde. Por isso, mantenha as janelas fechadas durante o dia para barrar o calor e só as abra à noite, para aumentar

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jovem é agredido a chutes durante assalto em Santa Maria

Próximo

Presos colocam fogo em colchão no Presídio de Agudo

Geral