Projeto Re.Viva

Revitalização da 2ª Quadra da Bozano deve sair do papel até o final de março

Eduardo Tesch

Foto: Renan Mattos (Diário)

Anunciado pela prefeitura em agosto do ano passado, o projeto Re.Viva Bozano, enfim, deve sair do papel no mês que vem. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ewerton Falk, afirma que tudo deve estar pronto até o final de março. A ideia é valorizar o espaço de circulação de pedestres entre as esquinas das ruas Floriano Peixoto e Serafim Valandro.

Entre as ações previstas, estão a redução de espaço de circulação de veículos, que ficará em apenas uma pista, e a retirada dos estacionamentos de ambos lados da rua. A ideia era inaugurar o espaço revitalizado ainda em dezembro do ano passado, o que não ocorreu, segundo a prefeitura, pelo volume de chuvas do final de 2018.

Falk, explica que o projeto precisou ser adiado por não ser considerado uma obra prioritária para o Executivo.

- A equipe da Secretaria de Infraestrutura está com a demanda bem apetada, entendemos que o projeto não é uma prioridade. É claro, gostaríamos de ter feito antes do início das aulas, mas não deu - afirma o secretário, salientando que os trabalhadores da prefeitura estão concentrados nas obras que estão sendo realizadas para melhorar a rede de esgoto pluvial do Calçadão da cidade.

O projeto, criado por quatro estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN), prevê a pintura do asfalto em cores quentes (vermelho, laranja e amarelo), onde será o espaço de circulação de pedestres, e a instalação de "ilhas de refúgio", em cores mais frias, onde serão usados paletes, guarda-sóis e vegetações. O projeto foi o vencedor de uma votação pública e angariou 4,3 mil votos.

- É uma intervenção simples. Porém, experimental. Se, porventura, a comunidade perceber que foi nociva, vamos retornar a utilização do estacionamento - salienta Falk.

O QUE DIZEM OS MORADORES
Desde o anúncio, a revitalização divide opiniões:
- Vai dar mais tranqueira. Já se formam filas de carros aqui, imagina sem estacionamento - questiona o taxista Carlos Barbosa, 27 anos.

- A rua vai ficar mais apresentável, mais bonita. Essa revitalização vai melhorar o fluxo de pessoas que vêm do Calçadão e passam aqui - opina a farmacêutica Taiane Batista, 31 anos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após carro cair em cratera, prefeitura e Corsan trabalham no conserto do local Anterior

Após carro cair em cratera, prefeitura e Corsan trabalham no conserto do local

Religiosa conta as experiências de ter comandado colégios franciscanos no Rio Grande do Sul por três décadas Próximo

Religiosa conta as experiências de ter comandado colégios franciscanos no Rio Grande do Sul por três décadas

Geral