Revista Mix: Fênix, o renascimento de um grande evento

Redação do Diário

Revista Mix: Fênix, o renascimento de um grande evento

Santa Maria é uma cidade cheia de tradições. A retomada às aulas e as festas dos calouros no começo do ano, o aniversário da cidade em maio, o Santa Maria Vídeo e Cinema, o Santa Maria em Dança, o Festival Tertúlia Nativista, a Romaria da Medianeira, os desfiles cívicos de 7 e 20 de setembro, a Parada Livre LGBT+, o novembro com atividades criadas pelo Movimento Negro, as atividades do Exército, entre outros. Na agenda social, não é diferente e algumas festas já fazem parte do calendário de eventos da cidade. Com 20 anos de história, a noite solidária mais badalada e divertida do Coração do Rio Grande, a festa Conexão, criada pela jornalista e colunista social do Diário há duas décadas, Maristela Moura, é um exemplo.

A primeira edição ocorreu em 2002, ano em que o Diário foi criado. Depois de algumas edições exitosas de jantares que promoviam reencontro entre amigos, a noite anual ganha diferentes temas e instiga a curiosidade e a criatividade dos convidados.

A cada ano, anfitriã e convidados capricham mais nos looks para desfilar no evento. Maristela já propôs noites com temática Havaiana, Baile de Máscaras, A raiz do Samba, Uma Noite Cigana, um jantar Brega e Chic, Uma Noite em Taj Mahal, uma noite no Moulin Rouge e outra noitada no México. Em 2019, evento mais recente antes da pausa pandêmica, a atividade ganhou o brilho de Uma Noite em Las Vegas.

SOLIDARIEDADE

Os sorrisos, a diversão e as memórias criadas nessas diferentes noites, além de promover convívio social, angariaram fundos para ajudar o Instituto Harmonia, o Asilo Vila Itagiba, a Creche Ida Fiori Druck, o Centro de Apoio à Criança com Câncer, o Abrigo Espírita Oscar Pithan, o Lions Clube Santa Maria Dores, Itararé e Medianeira, o Centro de Referência Recanto do Sol, o Grupo Mão Amiga Costurinha, o Lar Vila das Flores, o Lar das Vovozinhas, a Associação Leon Denis e, por mais de uma vez, a entidade que será beneficiada novamente nesta edição, a Casa da Amizade.

TEMA ATUAL É FÊNIX

Está tudo preparado para que, neste sábado à noite, a partir das 21h, o Salão de Eventos do Itaimbé Palace Hotel, receba a 18ª edição da Festa Conexão. De acordo com Maristela, o tema Fênix, representando, justamente, o renascimento da celebração. Essa edição promete ser marcante, porque, além de comemorar o aniversário de Maristela, celebrado na última terça-feira, 20 de setembro, a jornalista festeja o retorno do evento e os 20 anos de colunismo social no Diário:

– Foram dois anos sem fazer a festa, por conta da pandemia. Desde que ela começou a ser temática, a gente fica pensando no tema, pois todo mundo quer saber para se preparar. A ideia de usar o tema Fênix assinala justamente essa retomada, essa alegria após um momento tão difícil, em que todos buscamos essa volta por cima diante daquele período de tantas tristezas.

A ideia de Maristela quando estreou no colunismo social do Diário, foi unir sua experiência como jornalista, apresentadora de televisão, as vivências em eventos e como secretária de Cultura para apresentar um trabalho diferenciado na área do colunismo.

– Sempre busquei ter olhos para todos da cidade, algo que vem muito da minha formação de jornalista, porque fui dando o meu jeito à coluna. Eu gosto muito de fazer isso, me traz prazer e realização como profissional.

Essa edição da festa terá alguns diferenciais em relação às anteriores, como quatro lounges diferentes, gastronomia dinâmica, além de bebida liberada. Na parte artística, algumas atrações especiais como o cantor Cris Romagna, a Banda Black Cat, o DJ Juliano Paim e Serpa Entretenimento. Também será a primeira vez que Maristela contará com a parceria de Anderson e Simone, da Tambara Assessoria e Cerimonial.

ORIGEM E HISTÓRIA

Nascida em Planalto, pequeno município ao norte do Estado, Maristela Moura veio para o Coração do Rio Grande na adolescência e, aqui, escreveu seu nome na história do jornalismo e do colunismo social.

Dona de um sorriso cativante, Maristela usou o dom da comunicação a seu favor. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1987, e atuou no grupo RBS, onde passou pela TV, rádio Gaúcha, jornal Zero Hora, até chegar ao Diário, onde atua como colunista social há 20 anos. Na década de 1990, foi secretária de cultura. Hoje, além de colunista, apresenta o programa Conexão Empresarial na CDN e TV Diário, que vai ao ar todas os sábados e domingos, às 9h30min.

Companheira, mãe, amiga e profissional dedicada, sem deixar de curtir a vida pessoal, ela consegue figurar nos principais eventos da cidade, onde é uma das presenças mais aguardadas. Idealizadora da festa Conexão, que leva o seu nome, e que chega, neste sábado, a 18ª edição, usa a experiência nos eventos para receber os convidados com diferentes temas, sem esquecer o cunho social. Parte da verba arrecadada é doada a entidades filantrópicas.

– Sempre é um desafio,uma superação. É um envolvimento muito grande, não é só mais um evento ou um jantar dançante. É o evento, a festa. É pensar em cada detalhe, reunir profissionais dispostos a sonhar contigo. É saber ouvir o que as pessoas sugerem. É fazer com que a festa tenha um pouco de magia. A brincadeira gostosa e divertida precisa fazer a diferença para quem saiu de casa disposto a entrar no sonho temático.

Quando questionada sobre sua festa favorita ou inesquecível, Maristela pondera e fala dos eventos como mães falam de filhos, sem indicar um favorito.

– Todas as festas tiveram seu glamour. Cada uma tem um detalhe que faz a diferença, por isso todas sempre foram especiais e únicas.

Neste ano, para marcar os 20 anos de criação e realização da primeira festa, haveria um desfile especial com alguns dos figurinos icônicos desenhados por Roby Saratt. É aguardar para ver.

DESFILE E HOMENAGEM

Para marcar os 20 anos da realização da primeira festa, nada melhor do que festejar e, também, homenagear a anfitriã do evento.

Para tanto, o jornalista, editor de Cultura e das colunas sociais do Diário, Cassiano Cavalheiro, que também é amigo de Maristela, propôs a realização de um desfile especial para a abertura do evento deste sábado à noite:

– Acompanho de perto o quanto a Maristela se dedica ao trabalho e à organização das festas. Então, pensei que são 20 anos desse evento que, além de levar o nome dela, é temático e solidário. Aproveitamos que a maioria dos figurinos icônicos que ela usou, assinados pelo mestre das agulhas Ruby Saratt, estão superbem guardados por ele e propus a ideia do desfile. Os dois adoraram e, assim, vai rolar uma abertura que, na verdade, é uma grande homenagem, que celebra as duas décadas desse evento único, o trabalho e o carisma da Maristela.

No desfile, algumas personalidades de Santa Maria e do Rio Grande do Sul, que fizeram parte da história das duas décadas de festa, vão vestir 10 figurinos que entraram para a história da festa, como a roupa mexicana, o macacão de Las Vegas, o vestido prata do baile de máscaras, a roupa rosa e vermelha da festa cigana, o vestido amarelo da noite de samba, entre outros.

Entre as personalidades que irão participar da homenagem, as jornalistas Fabiana Sparremberger, Kellen Caldas, Grazi Lopes, as empresárias Nathália Ruviaro, Niceli Castelan Pereira, Helen Bianchini, Balu Lusho, Marlene Seeger, a advogada Deborá Evangelista, e a modelo gaúcha Diana Szortika, Miss Brasil 1984 e modelo da abertura do Fantástico.

DEPOIMENTOS SOBRE A FESTA

GASTRONOMIA

Denise Rocha, Babette By Denise

“A festa será open bar, ou seja, com todas as bebidas liberadas ao longo da noite; diferente de outras edições, onde as pessoas ganhavam somente uma garrafa de espumante, por exemplo. Está previsto também um bar de gins. No cardápio, haverá uma mesa de antepastos com pães, frutas secas, azeitonas, queijos, salame, copa, além de uma mesa com pastas e torradinhas. Na parte volante, haverá finger foods, como bolinhos de bacalhau, dadinhos de tapioca e queijo coalho. O destaque são três ilhas gastronômicas, cada uma com um prato específico servido por um chef em porção individual. Os convidados poderão provar os diferentes pratos de cada ilha: arroz chaufa com frango indiano, bobó de camarão e chips de batata doce e sorrentino ao creme de queijo com iscas de alcatra ao molho ferrugem. A sobremesa será uma deliciosa pavlova com frutas vermelhas. Será uma festa dinâmica, onde as pessoas podem ficar comendo ao longo da noite. A decoração contará com muitas luzes, referenciando o tema Fênix”.

MODARuby Saratt, estilista/figurinista

“Todos os estilistas têm um feeling, precisamos aguardar as inspirações chegarem. Estamos conectados com o espírito santo. O figurino da Maristela para a Festa Conexão sempre é de acordo com a temática da edição. Não posso revelar muito, mas como esse ano o tema é Fênix, e nós estamos em uma época onde o mundo está passando por muitas transformações e com rainhas em evidência, o figurino tem a ver com isso. O figurino se transforma, se monta e desmonta e é bastante majestoso, tem muito brilho. A festa dela é muito luxuosa, considero umas das festas mais vips da cidade, em que faço com muito carinho, ainda mais porque a Maristela é uma grande amiga”.

PRODUÇÃOAnderson Tambara, Tambara Assessoria e Cerimonial

“Para nós é uma grande honra e um privilégio estarmos juntos na organização desse evento consagrado na cidade, que reúne vários nomes do cenário social de Santa Maria. Estamos muito ansiosos para a retomada da festa, principalmente após o período de pandemia. Conforme o tema, fênix, e essa questão da retomada, deve ter novidades, e é com esse objetivo que a Tambra está junto da organização, surpreendendo os convidados durante essa grande festa. As pessoas podem esperar uma festa bastante dinâmica, moderna, com vários momentos surpreendentes durante todo o processo do evento, com lounges, mesas, decoração impecável e uma gastronomia impecável”.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura amplia valores e prazo de inscrições para a Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria Anterior

Prefeitura amplia valores e prazo de inscrições para a Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria

Nova Esperança do Sul promove atividades no dia 9 de outubro alusivas ao Dia das Crianças Próximo

Nova Esperança do Sul promove atividades no dia 9 de outubro alusivas ao Dia das Crianças

Geral