Informar é Transformar

Repórter do Diário relembra reportagem sobre imigrantes e refugiados

Luiza Oliveira

"

Sempre acreditei que a grande missão do jornalista é dar voz para aqueles que não são ouvidos. Temos, nas pontas dos dedos, a chance de contar histórias e, assim, fazer diferença. Em outubro deste ano, tive a oportunidade de falar sobre um assunto que atinge o mundo todo: a crise imigratória. Pouco tempo antes do MIX sobre imigrantes e refugiados, Santa Maria havia sido pega de surpresa por um episódio envolvendo um imigrante senegalês que, a princípio, havia sido queimado. Talvez pela primeira vez, os santa-marienses se viram no centro da problemática da imigração.

Para fazer a reportagem, fui em busca de diversas fontes oficiais. Foi um trabalho difícil, já que muitas delas ficavam em Porto Alegre e Brasília. Para trazer o assunto para o âmbito local, que é o foco do Diário, procurei imigrantes e refugiados que tivessem fixado em Santa Maria o seu novo lar.

Veja mais matérias com o selo Informar é Transformar

A entrevista me transformou. Apesar de eu já ter interesse pelo assunto da imigração, conhecer pessoas que precisaram deixar uma vida para trás na tentativa de sobreviver me tocou demais.

Santa Maria é o novo lar de seis refugiados e de mais de 3,2 mil imigrantes vindos de todo o mundo


Por vezes, por conta da dificuldade de conseguir informações, me perguntei se a reportagem alcançaria alguém, se teria impacto na vida de pessoas, além dos cases. A resposta para a minha pergunta veio de uma leitora. Ela deixou um comentário no Facebook dizendo que, antes de ler o MIX, era contra os refugiados e o direito de migrar, mas, depois de saber mais sobre o assunto, tornou-se a favor. Em momentos como esse é que vale a pena ser jornalista. Saber que, pelo menos para uma pessoa, a reportagem fez diferença e mudou seu modo de ver as coisas.

15 MOTIVOS PARA LEMBRAR DE 2015
Até a última edição do ano, o Diário mostrará 15 histórias que, durante 2015, mudaram realidades não só dos personagens retratados, mas também transformaram de alguma forma os seus jornalistas. Repórteres, editores e fotógrafos contam como levar a informação também acabou provocando mudanças em si mesmos.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Familiares de vítimas da Kiss realizam ação de distribuição de brinquedos

Próximo

Buscas a eletricista que desapareceu em rio de Agudo chegam ao 4º dia

Geral