Reportagem do Grupo Diário sobre estiagem vence Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2023

A jornalista Janaína Wille, 25 anos, conquistou o primeiro lugar em uma das categorias do Prêmio Sema - Fepam de Jornalismo Ambiental 2023. O concurso é uma realização do Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), em parceria com a Secretaria de Comunicação do Estado. 

Janaína concorreu na modalidade Jornalismo Impresso com a reportagem especial “Famílias e terras fragilizadas pela seca”, veiculada na edição impressa do Diário nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2022. A cerimônia de premiação ocorreu na última quinta-feira (23), no Espaço Fábrica do Futuro, em Porto Alegre. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Trajetória 

Natural de Cândido Godói, na região noroeste do Estado, Janaína veio para Santa Maria, com 17 anos, para cursar Jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Foi assistente de conteúdo e repórter da redação integrada do Grupo Diário de 2018 a março de 2022. Neste período, esteve à frente de diversas pautas e coberturas ​jornalísticas, entre elas, da estiagem. Conforme Janaína, o objetivo era produzir uma reportagem diferente das demais publicadas no ano passado.

– A região central do Rio Grande do Sul sofreu com estiagens recorrentes nos últimos anos e aquela estava sendo muito severa. Muitos agricultores estavam perdendo praticamente todas as plantações. Muita gente estava sem água, inclusive, para consumo. Então, a ideia foi percorrer algumas cidades para mostrar essa realidade e mais do que isso, trazer soluções que pudessem ajudar a amenizar aquela situação, o que poderia ser feito e o que já estava sendo feito – relata a jornalista.

Ao lado dos fotógrafos Pedro Piegas e Eduardo Ramos, e do motorista Fabiano Martins, Janaína viajou por diversos municípios da Região Central em busca de famílias e projetos em ação. A reportagem especial, que também conta com dados da Emater sobre 35 cidades da região, foi editada pela jornalista Pâmela Rubin Matge e diagramada por Ricardo da Silva. Por sugestão de um ex-colega, Janaína inscreveu a publicação no concurso em agosto deste ano:

– Como a nossa proposta naquela grande reportagem era realmente falar sobre soluções e o intuito do prêmio também, imaginei que poderia inscrever. Mas, não esperava ganhar, porque foram muitos jornalistas experientes que se inscreveram. Entre os finalistas, a nossa reportagem foi a única do interior do Estado. Os outros jornalistas e veículos eram de Porto Alegre ou da região metropolitana. Então, só de ter chegado entre os finalistas, sendo o único representante de um jornal do interior, já tinha ficado muito feliz. 

Desde março de 2022, Janaína mora em Porto Alegre, onde trabalha como repórter da Rádio Gaúcha e do jornal digital GZH. Para a jornalista, a indicação ao prêmio mostra que está no caminho certo.

– Eu ainda sou muito jovem e estava concorrendo por uma produção feita no interior do Estado contra jornalistas com mais de 20 anos de experiência e muito mais recursos. Ter sido indicada, já era o grande prêmio. Eu não imaginava que de fato, poderia ficar com o primeiro lugar. Então, para mim, é muito gratificante mesmo – conclui Janaína. 

Janaína (à esq.) celebra a conquista do prêmio ao lado da secretária estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann Foto: Arquivo pessoal

Prêmio

O Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental reconhece as produções jornalísticas que abordam as boas práticas ambientais. O concurso iniciou-se em 2021, sendo retomado apenas em 2023. 

A segunda edição recebeu mais de 150 trabalhos inscritos, que foram avaliados e selecionados por uma comissão julgadora composta por 12 profissionais da comunicação e nove técnicos da Sema/Fepam. O julgamento dos trabalhos ocorreu no período de 5 de setembro a 2 de outubro.

As produções foram divididas em categorias de Jornalismo Impresso, Radiojornalismo ou Podcast, Telejornalismo, Webjornalismo, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário. As categorias foram subdivididas em nove microtemas: mitigação das emissões de gases de efeito estufa; agropecuária de baixo carbono; energia limpa e renovável; proteção das espécies nativas do RS; geoparques; educação ambiental; gestão de resíduos; enfrentamento da estiagem; gestão das águas na recuperação dos rios e nascentes. 

Os vencedores receberam certificados, troféus e prêmios em dinheiro, oriundos de recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura irá realizar obras para cercamento do viaduto da Gare Anterior

Prefeitura irá realizar obras para cercamento do viaduto da Gare

Pesquisa mostra que oito em cada 10 brasileiros se preocupam com mudanças climáticas Próximo

Pesquisa mostra que oito em cada 10 brasileiros se preocupam com mudanças climáticas

Geral