bovinos e bubalinos

Redução da dose da vacina contra febre aftosa valerá a partir de maio

da redação

Foto: Fernando Dias (Seapdr)

Durante o mês de maio ocorre a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul em todos os bovinos e bubalinos. A partir deste ano haverá redução na dosagem da aplicação, que passa de 5ml para 2ml. 

Conforme a Secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a alteração na composição da vacina foi modificada com o objetivo de diminuir as reações vacinais, além de ter passado a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (removido o tipo C). 

Os produtores devem comprar as doses necessárias para a vacinação de todo o seu rebanho em casas agropecuárias credenciadas pela Seapdr à comercialização da vacina contra a febre aftosa. Em seguida, deverão comprovar a vacinação através da apresentação da nota fiscal de compra e declaração do quantitativo de animais vacinados, nas inspetorias ou escritórios de Defesa Agropecuária. O prazo máximo para a comprovação da vacinação é de 5 dias úteis após o término da etapa. Aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual 52.434/2015, e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos. 

Junto com a etapa de vacinação ocorre também a Declaração Anual de Rebanho, atividade de cunho obrigatório, cujo formulário deve ser retirado nas inspetorias ou escritórios de Defesa Agropecuária da Seapdr e entregue até o término do prazo para a comprovação da vacinação contra a febre aftosa.

A DOENÇA
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa e de rápida disseminação, com impactos econômicos e sociais nos locais onde ocorre. Os últimos focos da doença no Estado ocorreram nos anos 2000 e 2001 e acarretaram em graves prejuízos econômicos, como o sacrifício e abate sanitário aproximadamente 29 mil animais e gastos de U$$ 25 milhões em custos diretos, além de perdas econômicas geradas pelo impedimento do comércio nacional e internacional de produtos de origem animal e vegetal. 

CUIDADO COM AS VACINAS

  • Compre as vacinas somente em lojas registradas
  • Verifique se estão na temperatura correta: entre 2° C e 8° C
  • Para transportá-las, use uma caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre
  • Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação. Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado. Mas lembre-se: só vacine bovinos e búfalos
  • Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação
  • Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 2 ml
  • O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. Aplique com calma
  • Lembre de preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do seu estado juntamente com a nota fiscal de compra das vacinas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Amigos e familiares lamentam a morte do produtor de eventos de Santa Maria Anterior

Amigos e familiares lamentam a morte do produtor de eventos de Santa Maria

Quina acumula e deve pagar R$ 2,3 milhões nesta terça-feira Próximo

Quina acumula e deve pagar R$ 2,3 milhões nesta terça-feira

Geral