O projeto chamado Bota-Fora, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Santa Maria, recolheu cerca de 50 toneladas de entulho entre a quinta e a sexta-feira, no loteamento Cipriano da Rocha. Este número corresponde a metade do que foi recolhido na primeira ação, realizada na Vila Brenner. Nesta região, a quantidade de entulho recolhida chegou a 100 toneladas. As informações são da Rádio Gaúcha Santa Maria.
De acordo com o secretário Antônio Carlos Lemos, mesmo que a quantidade de lixo recolhido seja menor, é válida. Durante a semana, um caminhão de som passou pelas ruas da região, e os moradores eram convidados a colocar, em frente às suas casas, o que não tivesse mais serventia.
O recolhimento estava previsto para acontecer apenas na quinta-feira, mas acabou atrasando por conta de questionamentos da Fepam sobre o destino do lixo. O secretário conseguiu resolver as questões durante a tarde e o recolhimento começou por volta das 16h de quinta-feira, e se estendeu até a sexta.
Como a ideia é que a ação aconteça uma vez por mês, a terceira edição do projeto deve ser em outubro. A prefeitura afirma que já recebeu pedidos de moradores para que o Bota-Fora aconteça nas regiões onde eles moram.
"