A chuva forte, acompanhada de raios, que atinge o Rio Grande do Sul desde terça-feira gerou, até o final da tarde de ontem, um acumulado superior a 100 milímetros de água em Santa Maria, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nenhum grande estrago foi registrado na cidade, mas mãe e filho tiveram de ser resgatados pelos bombeiros após ficarem ilhados em casa, no bairro Passo das Tropas.
Em Jaguari, o rio que corta a cidade estava com cerca de seis metros acima do nível normal. Na BR-392, entre Caçapava do Sul e Santana da Boa Vista, houve um deslizamento de terra. O local foi sinalizado. Até as 19h de ontem, o trânsito não estava interrompido.
Somente na manhã de ontem, em um período de seis horas, choveu mais de 70 milímetros na cidade, sendo Santa Maria o município brasileiro com maior precipitação no período. Renata Moura, 28 anos, e o filho, Nicolas de Moura da Rocha, 7, ficaram ilhados na Rua Virgílio Dacas, no bairro Passo das Tropas, e tiveram que acionar o Corpo de Bombeiros, que os socorreram com um bote salva-vidas.
_ Sempre acontece isso aqui. Chove e alaga tudo, porque a sanga (que corre em um campo aos fundos da residência) não tem contenção, então, transborda _ conta a moradora.
Em Jaguari, segundo o prefeito, João Mario Cristofari, o volume de água estava seis metros acima do nível normal. Conforme ele, se chegasse aos nove, poderia causar problemas à população jaguariense.
O clique na hora certa rendeu uma bela imagem
Para a estudante de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Larissa Machado Brum, a noite de terça-feira foi diferente. Apaixonada por fotografia, ela percebeu que a quantidade de raios que atingiam Santa Maria poderia resultado em belos cliques e preparou a câmera fotográfica.
No 14º andar do edifício Pampa, entre as Ruas Floriano Peixoto e Coronel Niederauer, ela captou um raio atingindo a cidade, por volta das 22h30min. A foto repercutiu nas redes sociais.
_ Gosto muito de fotografia e tenho um carinho por este tipo de foto, como raios e pôr-do-sol_ conta a universitária.