Quarta Colônia vira destino de pacote turístico nacional

Neste ano, região entrou para a vitrine da Operadora CVCFoto: Thais Immig

Agora é oficial: a Quarta Colônia é destino nacional. Durante três dias, representantes da operadora CVC estiveram na região para conhecer e divulgar a rota turística, que foi acompanhada de perto por autoridades, comunidade, imprensa e turistas. A convite da agência de turismo Viaggio e do Condesus, o Diário acompanhou todo o roteiro, que passou por quase todas as cidades da região, que fazem parte também do Geoparque Global Unesco e têm o selo do Guinness Book – Livro dos Recordes, como o berço dos dinossauros mais antigos da Terra.

O resultado dessa experiência pode ser conferido pelos próprios turistas por meio dos pacotes Raízes do Sul e Essência da Quarta Colônia, vendidos pela Viaggio Quarta Colônia aqui na região e pela CVC, em suas mais de 1,3 mil lojas espalhadas por todo o Brasil.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

Ainda no primeiro dia de viagem, o especialista de Negociação de Produtos RS da CVC, Maurício Souza, afirmou que não tinha “ideia do potencial da Quarta Colônia”. Ele disse que teve resistência em incluir a região em um pacote da CVC porque enfrentou, e ainda enfrenta, resistência por parte dos empresários do setor. Por muito tempo, conforme Souza, faltou maturidade para entender o que uma região precisa oferecer para ter um roteiro vendido pela empresa:

– A Andreia Brondani, da Viaggio Quarta Colônia, insistiu e resolvemos encarar esse desafio, até porque eu luto para desenvolver o nosso Estado. Eu não tinha ideia disso, é um momento muito diferente, esse roteiro é muito importante não para mim, gaúcho, mas para todo brasileiro, isso precisa ser mostrado. É importante vender esse roteiro. Estou há uma tarde aqui e estou já encantado. Na realidade, eu não tinha ideia do potencial que é a Quarta Colônia.


“Estamos colocando a Quarta Colônia no cenário nacional”

Na despedida do Fun Tour pela Quarta Colônia, na sexta-feira, Andreia Brondani, proprietária da Viaggio, falou sobre a experiência, a primeira de turismo a nível nacional. Existiu encantamento, resume:

– Foram dias intensos. Em três dias, tentamos mostrar o máximo da nossa região. Temos o nosso pacote “Essência da Quarta Colônia” e, eu posso dizer, que conseguimos tocar nessa essência. Os turistas estão encantados. A equipe da CVC está com outro olhar vendo que nós somos um geoparque porque temos um território único. Estamos colocando a Quarta Colônia no cenário nacional como destino, vendido pela maior operadora da América Latina.

A Quarta Colônia chega ao cenário nacional após dois anos de negociação com a operadora CVC, conduzidas pela agência Viaggio. O que acontece, agora, é o início da divulgação e do fortalecimento da rota pela região. Segundo Andreia, é um momento único para a Quarta Colônia:

Sabemos que é um início. Não estaremos recebendo turistas amanhã. Mas é um início, um novo momento para a região. E percebemos o quanto todo mundo está envolvido. Os prefeitos nos acolheram nos municípios. Os secretários de Turismo fazendo o tour conosco. Me emociona toda essa mobilização. É algo único que está acontecendo aqui.


Avaliação da experiência

O roteiro pela Quarta Colônia está pronto. É o que afirma o representante da CVC, Maurício Souza. Durante uma coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira (14), a avaliação da experiência foi positiva. O especialista aponta para o principal diferencial da região: as pessoas:

O principal diferencial são as pessoas. Foi muito bem recebido aqui. É muito importante para a CVC e, para mim, pessoalmente como gaúcho. Eu estou há seis anos na CVC tentando desenvolver o interior do Estado. Já temos uma demanda muito grande para a Serra Gaúcha e gostaria de trazer um pouco dessa demanda para o interior, porque eu entendo que é um turismo completamente diferente de Gramado. É um turismo de experiência. Mas a CVC não faz nada sem a comunidade. É vocês que criam o produto e determinam o número de pessoas que vem aqui. Eu já ouvi outras vezes que a CVC é um turismo de massa e vai destruir o que a gente tem. Bem pelo contrário. Não somos mais um turismo de massa, mas de experiência. Já conseguimos ajudar muitas pessoas que hoje vivem de turismo.

Na foto, representantes da CVC e da agência ViaggioFoto: Thais Immig

Questionado pelo Diário sobre o que falta melhorar no roteiro, Mauricio Souza, da CVC, diz:

Pensando no roteiro, eu vejo que ele está pronto. Eu acho que tem algumas coisas, como os acessos, mas sei que tem todo o problema das enchentes. Sei que atrasou muita coisa. A partir daqui, podemos criar várias coisas, melhorar o produto, trocar algumas coisas. Não sei precisar o que falta, precisaria de mais tempo, mas o que eu posso dizer é que o roteiro está pronto para ser comercializado.

Andreia, da Viaggio, avaliou a experiência como "emocionante e encantadora". Agora, é seguir o trabalho de divulgação e qualificação da região:

– Eles estão se emocionando com o simples, com a nossa forma de ser. Precisamos manter isso. Claro que a qualificação, ela é permanente. Precisamos sempre treinar a nossa equipe, mas eles foram excelentes. E a importância do poder público, para nos auxiliar com qualificação, com os acessos, sinalizações e com a divulgação desse destino. Estamos com uma passageira de Caxias do Sul que nunca ouviu falar da Quarta Colônia. Então, precisamos divulgar o destino. Uma divulgação constante e permanente. Eles (CVC) se encontraram e, a partir de agora, eles já estão com projetos nos principais destinos do Rio Grande do Sul, e o Maurício está indo para CVC com essa missão: fazer deste local algo muito importante. Não é só mais um destino. Vem coisa muito boa por aí. Tínhamos uma intenção e ele já está indo além do que pensamos.


Viagem pelo presente e pelo passado da Quarta Colônia

O roteiro teve início em Agudo e proporcionou uma viagem ao passado. Há quase dois séculos, em 1857, os primeiros imigrantes alemães chegavam em Agudo e, na região, deixavam suas raízes. Essa história é contada a partir de cada objetivo do Instituto Cultural Brasileiro Alemão, o ICBA. Quem guiou a visita foi a presidente do espaço, Rosângela Rohde Wilhilm, que contou a origem da cidade desde a época em que era chamada de Santo Ângelo:

Agudo é berço de imigrantes. Então, esses pontos retratam e trazem para a comunidade o que representou a imigração italiana desde 1857. Para nós, que somos berço, é muito importante a conservação e a valorização deste patrimônio. E é muito muito bom quando as pessoas nos visitam.

A Casa Charlote, que fica ao lado do ICBA, foi o segundo espaço visitado. Os bordados, a máquina de costura, os móveis e as vestimentas contavam como viviam os primeiros imigrantes. A casa é uma memória fiel do século 19 e motivo de curiosidade para quem chega. O passeio por Agudo ainda visitou a praça com a réplica dos dinossauros encontrados na região.

Maria Luiza Porto, 70 anos, veio da Capital e, na Quarta Colônia, resgatou o passado – seja pela decência alemã, seja pelas lembranças dos anos em que morou no país europeu. A paleontologia, também, despertou o interesse da porto-alegrense. Ela conta que ficou impressionada com as belezas e a cultura da região:

Eu estou me realizando, porque, realmente, acho que o bom turismo é esse, o cultural. A gente absorve, recorda, pode discutir e ainda ir adiante e investigar coisas, pois sou da área da pesquisa. E por enquanto, está muito bem organizado, estou muito feliz de ter vindo conhecer, já conheci toda a cultura alemã em Agudo. E o geoparque, incluindo a Quarta Colônia, é mais do que importante. Sou fã dos geoparques. Visito muitos deles em outros países – afirmou Maria Luiza, após uma selfie com as réplicas dos dinossauros.

Maria Luiza foi uma das turistas que acompanhou a viagemFoto: Thais Immig

À tarde, o passeio seguiu para Dona Francisca, com as belezas do Parque do Imigrante e da Igreja Matriz São José. Cada detalhe da paisagem natural e da arquitetura foi contemplado. Ainda em Dona Chica, como é carinhosa chamada por quem a conhece, o tour passou pela Cervejaria Artesanal Leistüngbier. Logo na chegada, o segredo para uma boa cerveja foi revelado pelo proprietário Fabrício Rampelotto: lúpulo, levedura, água e cevada de qualidade.

Fabrício foi quem apresentou a cachaçaria

Uma parada no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa) despertou curiosidade sobre as descobertas. É na Quarta Colônia que estão os dinossauros mais antigos do mundo, característica que garantiu o selo Unesco de território geoparque à região. No retorno, o pôr do sol nas oliveiras do Recanto Maestro deixou lembranças naqueles que encerravam o primeiro dia de Fun Tour. Com o violino ao fundo, poderia ser uma cena de um filme.


Passeio pela religiosidade e imigração italiana 

Recanto Maestro, distrito de Restinga Sêca, março de 2025. Às 8h da manhã, o ônibus que levava os turistas saiu do hotel em direção ao primeiro destino: Silveira Martins. No trajeto, a proprietária da Viaggio, Andreia Brondani, apresentava a Quarta Colônia aqueles que visitavam a região pela primeira vez. Também era um convite para seguirem a viagem.

– Sejam bem-vindos à Quarta Colônia. Estamos em um lugar único no mundo. Há um ano fomos certificados pela Unesco, então, estamos em um território de Geoparque – introduziu Andreia.

O Monumento do Imigrante foi o primeiro ponto visitado em Silveira Martins

O grupo do segundo dia contou com quase 50 pessoas. Ônibus cheio. Além do grupo de turistas, que vieram de cidades como Porto Alegre, Igrejinha, Gramado e Novo Hamburgo, representantes da CVC e da gestão do Geoparque Quarta Colônia acompanharam a viagem.

A primeira parada de Silveira Martins foi o Monumento do Imigrante, uma homenagem aos italianos que chegaram na região há 150 anos. O local também é um convite a contemplação da paisagem, circundada por morros. A excursão foi recebida pela secretária de Turismo de Silveira Martins Cátia Ferret e pelo prefeito Sadi Tolfo.

O prefeito de Silveira Martins, Sadi Tolfo acompanhou a visita e foi quem abriu a porta da Paróquia para os turistasFoto: Thais Immig

Na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, os turistas foram recepcionados com música italiana e boas histórias sobre a construção centenária. Jaime Ohlweiler, 73 anos, se emocionou ao ouvir o som da flauta, do clarinete e do violino. Morador de Igrejinha, região metropolitana do Estado, é a primeira vez que ele desembarca na Quarta Colônia:

– Eu já fiz muitas viagens, inclusive, para Roma, na Itália, e fiquei muito impressionado com a recepção que tivemos. O que me deixou muito emocionado foi a igreja. Tem sido muito bom estar aqui.

Em Silveira Martins, o passeio também parou no antigo café Silmar, que ainda mantém os velhos hábitos da região. A empreendedora Giovanna Bonella é responsável por dar vida à fábrica construída pelo avô no século passado.

Giovanna é proprietária do antigo café Silmar

A hora do cafezinho foi seguido pelo almoço típico italiano no Restaurante La Sorella. Um dos sócios, Celito Dalmolin, comemora a chegada dos turistas e de novos apreciadores da culinária:

– A vinda de vocês é fundamental. Não usamos a mídia para divulgar porque confiamos na fidelidade do cliente. Por isso é importante. Temos a oportunidade de mostrar o que a gente faz. Isso é uma benção para a nossa alma.

À tarde, a viagem seguiu para Vale Vêneto. “É como se fosse um pedacinho da Itália no Rio Grande do Sul”, afirma um dos moradores do distrito. Uma parada no museu e outra na Igreja de Corpus Christi. E, assim, o passeio seguia. Na Cachaçaria Gentil, um convite à contemplação de diferentes sabores e uma imersão no processo produtivo. Mais do que isso, o proprietário José Francisco Tronco resgata a história da família aos turistas:

– Herdei a cachaça no sangue pela parte materna e a logo “Gentil” é a assinatura do meu pai – conta Zeca, como é conhecido no vale.

Em Faxinal do Soturno, uma mistura de religiosidade, tradição e aventura. Uma visita a Igreja São Roque, com apresentações artísticas, foi a primeira parada. Lá, seu Pedro, 80 anos, aguardava os turistas. Há duas décadas é ele que toca o sino, três vezes na semana. Agora, passa a tradição para o filho Pietro, de 26. 

Seu Pedro, de 80 anos, badalando os sinos

Foram seis quilômetros, em um caminhão de passeio, até o Cerro Comprido. Cuidado com os galhos, olhos fixos na paisagem e, assim, a viagem seguia. No alto de Faxinal do Soturno, a Igreja Ermida de São Pió aguardava a chegada dos visitantes, em toda a sua simplicidade, fé e beleza. A emoção tomou conta de muitos. Foi momento, também, de agradecer pela viagem. Um brinde ao pôr do sol no Café Pianezza, com mais um pouco de emoção, encerrava o segundo dia de viagem. 

Caminhos de Ivorá foi o responsável por levar a excursão até o Cerro Comprido


O encantado mundo de Recanto Maestro

No terceiro dia, o Fun Tour se despediu da Quarta Colônia. A rota incluiu um tour pela Faculdade Antônio Meneghetti (AMF) e pela vida do fundador.

– Tudo isso aqui foi projeto do Antônio Meneghetti. Grandes empresários e personalidades já estiveram aqui - conta Andreia, durante um passeio pelo Recanto Maestro.

O passeio seguiu para as Thermas Romanas, com as famosas piscinas de água salgada. São mais de 113 mil visitantes por ano. À tarde, o Fun Tour desembarcou na Fábrica de Azeite de Olivas para degustação. No fim de semana, a viagem segue para Livramento, na Fronteira. Por lá, um tour cultural e um passeio pelo Trem dos Pampas encerra o pacote “Raízes do Sul”, agora nas vitrinas da operadora CVC. 


Leia também:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Thais Immig

POR

Thais Immig

thais.immig@diariosm.com.br

Defesa de estudante de Medicina se posiciona após caso na UPA Anterior

Defesa de estudante de Medicina se posiciona após caso na UPA

Mutirões de atendimento da Corsan seguem neste sábado em cinco bairros de Santa Maria Próximo

Mutirões de atendimento da Corsan seguem neste sábado em cinco bairros de Santa Maria

Geral
00:00
00:00
Cookies.

Ao usar este site você aceita que usamos cookies. política de privacidade.

Aceito