Foto: Thais Immig (Diário)
Paróquia de Santo Antônio de Pádua, localizada em Silveira Martins, um dos locais visitados no Fun Tour.
No segundo dia de divulgação dos pacotes pela Quarta Colônia, comercializados pela CVC, uma imersão na religiosidade e na imigração italiana. É a primeira vez que a rota pela região chega nas vitrines nacionais da operadora CVC – uma das maiores da América Latina. Uma mostra dessa experiência acontece durante o Fun Tour, organizada pela agência Viaggio, e que reúne turistas, representes da CVC e imprensa.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O segundo dia de viagem
Recanto Maestro, distrito de Restinga Sêca, março de 2025. Às 8h da manhã, o ônibus que levava os turistas saiu do hotel em direção ao primeiro destino: Silveira Martins. No trajeto, a proprietária da Viaggio, Andreia Brondani, apresentava a Quarta Colônia aqueles que visitavam a região pela primeira vez. Também era um convite para seguirem a viagem.
– Sejam bem-vindos à Quarta Colônia. Estamos em um lugar único no mundo. Há um ano fomos certificados pela Unesco, então, estamos em um território de Geoparque – introduziu Andreia.
O grupo do segundo dia contou com quase 50 pessoas. Ônibus cheio. Além do grupo de turistas, que vieram de cidades como Porto Alegre, Igrejinha, Gramado e Novo Hamburgo, representantes da CVC e da gestão do Geoparque Quarta Colônia acompanhavam a viagem.
A primeira parada de Silveira Martins foi o Monumento do Imigrante, uma homenagem aos italianos que chegaram na região há 150 anos. O local também é um convite a contemplação da paisagem, circundada por morros. A excursão foi recebida pela secretaria de Turismo de Silveira Martins Cátia Ferret e pelo prefeito Sadi Tolfo.
Leia também
- Como serão os primeiros roteiros da Quarta Colônia vendidos pela CVC
- Processo de beatificação do diácono João Luiz Pozzobon avança e será avaliado por bispos e cardeais do Vaticano
- “Não tinha ideia do potencial que é a Quarta Colônia”, diz especialista da CVC
Na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, os turistas foram recepcionados com música italiana e boas histórias sobre a construção centenária. Jaime Ohlweiler, 73 anos, se emocionou ao ouvir o som da flauta, do clarinete e do violino. Morador de Igrejinha, região metropolitana do Estado, é a primeira vez que ele desembarca na Quarta Colônia:
– Eu já fiz muitas viagens, inclusive, para Roma, na Itália, e fiquei muito impressionado com a recepção que tivemos. O que me deixou muito emocionado foi a igreja. Tem sido muito bom estar aqui.
Em Silveira Martins, o passeio também parou no antigo café Silmar, que ainda mantém os velhos hábitos da região. No almoço, uma imersão culinária no Restaurante La Sorella. À tarde, a viagem segue para Vale Vêneto e Faxinal do Soturno.
Fun Tour segue até sexta
A rota pela Quarta Colônia segue até sexta-feira (14). No fim de semana, o roteiro segue para Livramento, na Fronteira. O Fun Tour é uma mostra da experiência pela região que, neste ano, está nas vitrines das agências CVC. Serão dois pacotes: Raízes do Sul e Essências da Quarta Colônia. O primeiro com a Quarta Colônia e Livramento como destino e, o segundo, focado na região.