Quarta Colônia recebe espetáculo e workshop de teatro com bonecos

Mirella Joels

Quarta Colônia recebe espetáculo e workshop de teatro com bonecos
Foto: Divulgação

O grupo Pregando Peça, de Santa Maria, vai apresentar o espetáculo A Banda do Serafim” em três cidades da Quarta Colônia a partir de terça-feira (19). A proposta do teatro é demonstrar a inclusão através da arte. Além da peça, haverá também um workshop para mostrar a técnica do teatro de bonecos para alunos e professores.

As cidades de Pinhal Grande, Nova Palma e Silveira Martins recebem a nova etapa de apresentações de “A Banda do Serafim, para ver, ouvir e se divertir”, o espetáculo já passou pelos Estados de São Paulo e Paraná. Com questões relacionadas ao respeito às diferenças e direitos das pessoas com deficiência, a peça aborda a inclusão.

Foto: Divulgação

Leia também

Fotógrafa santa-mariense se destaca no cenário nacional e participa de programa para criadores de conteúdoAos quatro anos, santa-mariense concorre em concurso de arte europeuDois concursos literários estão com inscrições abertas em Santa Maria

O enredo

Os bonecos como personagens foram inspirados no conto “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm. O enredo conta com quatro simpáticos animais que superam desafios para realizarem seus sonhos. São eles, o jumento Joca, que queria tocar um instrumento, apesar da dificuldade por ser asmático; a girafa Josefina, que sonhava em ser bailarina, mas tinha as pernas muito finas e pouco firmes; o cachorro Nicolau, que queria ser trapezista ou equilibrista, mas tinha limitações de visão pelo alto grau de miopia; e a Angelita, uma gata sonhadora que desejava ser cantora, mas não tinha muita afinação. Os quatro acabam se encontrando, se identificando em suas dificuldades e partem juntos para derrubar barreiras. Assim, eles formam uma banda para tocar no “Circo do Seu Serafim”.

Acessibilidade no palco

Além de falar de inclusão e levar a arte a pequenas localidades, o projeto oferece acessibilidade de acordo com as demandas dos alunos.– Queremos oferecer oportunidades iguais de acesso ao espetáculo, além de provocar o debate sobre os direitos e os deveres de pessoas com deficiência, sobre práticas inclusivas do dia a dia e sobre o acesso também à arte – ressalta Luciane Vilanova, gestora cultural e diretora da LC Vilanova, produtora do projeto ao lado do grupo Pregando Peça.

Foto: Divulgação

Próximas apresentações no Rio Grande do Sul

O espetáculo já passou por Pindamonhangaba e Itápolis, em São Paulo, (Londrina e Cornélio Procópio, no Paraná, e teve início em solo gaúcho, no município de Portão. A montagem ainda voltará a Nova Palma e será levada à Restinga Seca, São João do Polêsine e Faxinal do Soturno. O grupo Pregando Peça foi criado em 1984 e desde 1993 se dedica à linguagem do teatro de bonecos. Os espetáculos são dirigidos ao público infantil, com apresentações principalmente no interior do Brasil e do Rio Grande do Sul.

A realização é da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, com patrocínio de Nova Palma Energia, Romagnole, Onix Distribuidora de Produtos Elétricos, Camnpal e Grupo Comtrafo.

Agende-se para ver A Banda do Serafim

Estudantes da cidade de Pinhal Grande

Quando – terça-feira, 19 de julho, às 14hOnde – Clube Alvorada, Rua Sete de Setembro, 754

Estudantes de Nova Palma

Quando – quinta-feira, 21 de julho, às 14hOnde – Ginásio Ana Lobler

Estudantes da cidade de Silveira Martins

Quando – sexta-feira, 22 de julho, às 14hOnde – Clube Recreativo Silveira Martins

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jogo de Cintura: o desafio de conviver com o que menos gostamos em nós Anterior

Jogo de Cintura: o desafio de conviver com o que menos gostamos em nós

Inflação medida pelo IGP-10 sobe 0,60% em julho Próximo

Inflação medida pelo IGP-10 sobe 0,60% em julho

Geral