Pulverização com drones: solução ou problema?

Igor Müller

Nos últimos anos o uso de drones para pulverização de defensivos agrícolas cresceu no mundo inteiro. No Brasil e na nossa região, o cenário não é diferente. O uso de drones para aplicações em diversas culturas já é uma realidade. Entretanto, alguns pontos ainda precisam ser melhor entendidos e estudados.

O que é um drone de pulverização?

Um ponto important que os agricultores e técnicos precisam ter claro, a aplicação com drone não é igual a uma aplicação com avião agrícola e muito menos comparável com um pulverizador terrestre. O uso de drones exige um maior conhecimento técnico de quem irá recomendar essa tecnologia, principalmente, de quem irá operar esse equipamento.

Prioridade

Sempre quando falamos sobre aplicação de defensivos, as boas práticas agrícolas devem nortear esse processo, ou seja, a aplicação sempre deve buscar a melhor cobertura do alvo que desejamos controlar, mas nunca esquecendo da segurança na aplicação, tanto de quem irá realizar a aplicação, como de quem pode sofrer as consequências de erros durante esse processo.

Vantagens do uso de drones

Essa tecnologia tem como principais vantagens a possibilidade de entrada nas áreas, mesmo como solo úmido e a redução do custo de amassamento das áreas. A redução das perdas causadas pelo tráfego nas áreas, pode ser mais significativo de acordo com o relevo da área de cultivo.

Desvantagens da aplicação com drones

Atualmente, o principal desafio da aplicação com drones são as baterias, pois essas têm carga para apenas um voo e precisam ser recarregadas. Além disso, como se trabalha com volumes de calda extremamente baixos (cerca de 10 l/ha), o risco de uma cobertura ineficiente é real. Sendo assim, cuidados com relação as condições climáticas durante a aplicação e a largura da faixa de aplicação são muito importantes.

O que ainda precisa ser estudado?

Já temos resultados importantes sobre o uso de drones, inclusive com a participação de grupos de pesquisa da UFSM. Todavia, a tecnologia desses equipamentos evolui rápido e mais estudos precisam ser realizados para dar respostas aos produtores.

Conclusões sobre drones na agricultura

Na cultura do arroz, na região da quarta colônia, existe um grande potencial de adoção dessa tecnologia. Entretanto, alguns cuidados são fundamentais para que as aplicações com drones sejam a solução, e não mais um problema na vida do produtor. Nesse cenário, cada vez mais o conhecimento técnico irá fazer a diferença no campo.

Futuro das aplicações agrícolas

A automação nas aplicações é uma tendência mundial, portanto, nos próximos anos, drones cada vez maiores e pulverizadores autônomos serão comuns no cenário brasileiro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aluna santa-mariense é destaque da região sul na Olimpíada Nacional de Ciências Anterior

Aluna santa-mariense é destaque da região sul na Olimpíada Nacional de Ciências

Jogadores da dupla Gre-Nal são vítimas de desvio de saque-aniversário do FGTS Próximo

Jogadores da dupla Gre-Nal são vítimas de desvio de saque-aniversário do FGTS

Geral