Sem nenhuma cadeira no Legislativo de Santa Maria e, até o momento, ainda tendo dificuldades de contar com a adesão dos vereadores da oposição da Câmara do município nas bandeiras do transporte e da mobilidade urbana, o PSol local esboça um plano político para que novas manifestações, de contrariedade ao aumento do preço da passagem de ônibus para R$ 2,60, não caiam no esvaziamento. Para isso, o vice-presidente da sigla em Santa Maria, Tiago Aires, aposta em um dos nomes mais fortes da oposição na Câmara de Vereadores de Porto Alegre: o da parlamentar Fernanda Melchionna (PSol).
Aires adiantou ao Diário, no começo da noite desta segunda-feira, que a vereadora virá a Santa Maria com o propósito de ajudar a promover um amplo debate em torno de dois temas prioritários: a mobilidade urbana e o transporte coletivo. O militante partidário, que é estudante de Direito e foi, em 2012, candidato a prefeito de Santa Maria, espera, ainda nos próximos dias, definir com a vereadora a data da sua vinda a Santa Maria.
_ A gente sabe do empenho e do conhecimento de causa da companheira Fernanda Melchionna neste tema que nos é tão caro. E já que a nossa Câmara de Vereadores silenciou quanto a essas bandeiras, agora, estamos buscando alternativas de fazer com que o assunto não caia no esquecimento.
Na Capital, vereadora é voz atuante da bandeira do transporte público
Em seu segundo mandato pelo PSol, na Capital, e ao lado do experiente vereador, o colega de partido Pedro Ruas, a jovem Fernando Melchionna é uma das vozes mais atuantes quando o tema é o transporte público. É rotineiro nas falas da parlamentar o apoio favorável à redução das tarifas do transporte público, ao passe livre (para desempregados, estudantes, indígenas e quilombolas) e, inclusive, à abertura das planilhas das empresas de ônibus.