De acordo com a psicóloga clínica Katia Lopes, a prova do Enem é um disputa do candidato consigo mesmo. Como não existe um número x de candidatos por vaga, o único adversário do estudante é ele próprio. Segundo Katia, um conjunto de fatores pode ser determinante para os estudantes garantirem uma boa pontuação no exame.
Professores dão dicas que merecem última revisada antes do Enem
O estudante precisa, primeiro, acreditar em si mesmo. Saber que, se ele estudou, ele está preparado para realizar as questões. Depois, é necessário saber controlar a ansiedade e, por último, ter bom senso e não ser impulsivo. Ficar nervoso e agitado acarreta em diversos sintomas negativos, como dores de cabeça, enjoo e mal-estar, o que vai prejudicar o candidato afirma a psicóloga.Confira como ficam o trânsito e as linhas de ônibus durante o Enem em Santa MariaKatia garante que, hoje, véspera de prova, o dia deve ser dedicado ao descanso, mas que isso não é uma regra. A psicóloga enfatiza que, se o estudante sente a necessidade de dar uma revisada nos instantes finais antes da prova, ele pode e deve fazer isso, mas precisa evitar se aprofundar em novos conteúdos, que ainda desconheça:
Veja como será a estrutura da prova do Enem
O que o cérebro não apreendeu em meses de estudos, dificilmente fará agora. O índice de aproveitamento não será grande nesse último momento.