distanciamento controlado

Próximo de esgotamento de leitos, Santa Maria tem bandeira preta pela primeira vez

18.398

Depois de seis semanas em bandeira vermelha, a região de Santa Maria recebeu a pior classificação do modelo de Distanciamento Controlado. O mapa preliminar foi divulgado nesta sexta-feira pelo governo do Estado, apontando x regiões em bandeira preta, que significa risco altíssimo para o contágio pelo coronavírus. Vale ressaltar que a bandeira preta é a mais restritiva no modelo do governo, mas não é um lockdown (fechamento total de todas as atividades). 

Até domingo, as prefeituras e as associações de municípios podem enviar recurso de reclassificação ao governo do Estado. O resultado, com o mapa definitivo, é divulgado na segunda-feira. A classificação passa a valer a partir de terça.

TAXA DE OCUPAÇÃO
Um dos indicadores levado em conta pelo sistema é o número de leitos de UTI ocupados por pacientes com Covid-19. A situação da ocupação de leitos é a pior desde o início da pandemia na cidade. Na tarde desta sexta-feira, havia apenas um único leito UTI exclusivo para tratamento Covid-19 disponível no município. Ao longo desta semana, o crescimento exponencial e rápido está culminando na lotação dos hospitais do município. 

O único leito disponível é do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Deste a tarde de quinta-feira, o Hospital Regional está com 100% de ocupação. Na manhã desta sexta-feira, em um apelo emocionado, o diretor técnico do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, Luis Gustavo Thomé, comunicou que a instituição de saúde também está com 100% dos leitos de UTI Covid lotados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Hospitais privados se mobilizam para ajudar na alta demanda de internações

Próximo

Três balneários seguem impróprios para banho na região

Geral