Foto: Arquivo Diário
Já tramita na Câmara de Vereadores de Santa Maria projeto que institui o Dia em Memória às Vítimas da Tragédia da Boate Kiss, no 27 de janeiro, data em que, em 2013, 242 pessoas morreram, a maioria jovens, no incêndio. “Até então, nenhuma outra legislação local prevê a memória coletiva em respeito a aqueles que perderam as suas vidas na maior tragédia do Rio Grande do Sul. A partir disso, o município poderá trabalhar com mais intensidade na conscientização da população para que uma tragédia como essa jamais ocorra novamente” ,diz um trecho da justificativa da proposta, de autoria da petista Marina Callegaro.
A preposição prevê feriado municipal na data de 27 de janeiro e a realização de atividades pela memória das vítimas e debates acerca da conscientização sobre a tragédia “para que as futuras gerações cobrem segurança e fiscalização dos agentes públicos frente a locais que frequentam, públicos e privados, e da prevenção de incêndio. O projeto prevê, ainda, o debate sobre a importância da saúde mental de sobreviventes e familiares de vítimas frente a “situações de catástrofes, acidentes ou eventos críticos”.
A iniciativa foi elaborada com a participação do coletivo “Kiss que não se repita” e com a concordância da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).