O projeto de Extensão da UFSM, “Arquitetura, escola e formação humana: sobre habitar as possibilidades da imaginação”, promove a apresentação de percussão com o grupo Atoque de Caixa e a turma Lar de Joaquina, a ser realizada durante a programação do ENEAC 2022 (9º Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído e 10º Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral).
O show tem o intuito de valorizar o trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes na EEF Joaquina de Carvalho e no CDC Estação dos Ventos, cujo responsável é o professor William Andrades, assim como promover a integração dos acadêmicos com as comunidades das escolas.
Apoiado pelo FIEX/CT, o Núcleo de Arquitetura e Experimentações (N.A.I.M.E.E), desde 2020, desenvolve ações na EEF Joaquina de Carvalho que visam promover discussões sobre o habitar, focadas na construção de uma sociedade mais justa; divulgar a profissão do arquiteto e urbanista e aprender sobre arquitetura e cidade com a comunidade escolar, valorizando os processos de imaginação e a espontaneidade das crianças.