O recreio, maneira que os estudantes se referem ao intervalo entre as aulas, tem sido bastante animado para algumas escolas municipais de Santa Maria nesse mês. A segunda edição do Projeto “Recreio Musical” leva aos alunos a experiência completa de um show do Projeto Atoque. Antes da execução das músicas, é realizado um workshop com as tradicionais oficinas de percussão do Projeto Atoque, onde são trabalhados os ritmos apresentados no show.
O projeto, que já está inscrito para uma terceira edição, possui como objetivo principal manter a preocupação do Atoque em promover acessibilidade à cultura e arte para escolas de regiões periféricas de Santa Maria. O “Recreio Musical” apresenta clássicos da MPB executados por uma banda e um grupo de percussão.
Conforme Filipe Oliveira da Silva, empreendedor cultural e sócio da Atoque, trata-se de um show comentado, ou seja, antes da execução de cada música o grupo traz o contexto e aspectos históricos e culturais do ritmo que vai ser apresentado.
– A gente acredita na importância de trazer isso para as crianças e adolescentes, que, muitas vezes, não têm contato com a cultura. Então, é uma forma de fazer essa introdução, esse despertar, para a arte e para a cultura como um todo – conta Filipe.
O “Recreio Musical” já animou as escolas municipais Adelmo Simas Genro, no dia 10 e Tenente João Pedro Menna Barreto, no dia 17. Na Aracy Barretos Sacys, a atividade foi ainda mais especial, no dia 24: a escola estava completando 69 anos, e a ação da Atoque também serviu como abertura da Semana Literária. O próximo “Recreio Musical” ocorre na Escola Rejane Garcia Gervini, no dia 31 de outubro.
O projeto é financiado pela Secretaria de Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura e pela Prefeitura Municipal de Santa Maria.
Leia todas as notícias