Ensino

Professores estaduais querem fortalecer a greve

Joyce Noronha

A proposta do governador José Ivo Sartori, de pagar a folha dos servidores estaduais de maneira escalonada, começando pelos menores salários – que inclui os professores –, não agradou aos educadores. Na tarde desta quarta-feira, o 2º Núcleo do Cpers/Sindicato realizou uma assembleia, em Santa Maria, e aprovou as propostas (veja abaixo) que serão apresentadas, sexta-feira, na assembleia geral da categoria, no Gigantinho, em Porto Alegre. Cerca de 200 professores participaram da atividade, segundo o Cpers, e a ideia é intensificar as mobilizações da greve.

O último levantamento do Diário, realizado na segunda-feira, registra que pelo menos 20 escolas estão em greve, seja total ou parcial, em Santa Maria. De acordo com o diretor do 2º Núcleo, Rafael Torres, a categoria seguirá com o movimento grevista até que o governo do Estado termine com o parcelamento ou escalonamento de salários e retire as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 256, 257 e 258 de apreciação da Assembleia Legislativa (AL). Para Torres, essas PECs retiram direitos da categoria.

– O governador apenas trocou um parcelamento por outro. Pagar os salários de maneira escalonada, começando pelos menores salários, é tão injusto quanto parcelar. Nós queremos os salários de todas as categorias pagos em dia – comentou o diretor do 2º Núcleo.

Projeto de professor e aluna da UFSM ganha reconhecimento nacional

A vice-diretora do colégio Marechal Castello Branco, Tania Lenhard, 51 anos, está preocupada com o Projeto de Lei Complementar (PLC) 193/2017, que o governador enviou para a AL na última terça-feira, que propõe o pagamento dos juros pelo atraso dos salários, com base na taxa de juros da poupança. Tania afirma que os juros mensais da conta-corrente, de 12,12%, são muito maiores que as taxas mensais da poupança. Ela comenta que são 25 anos como professora estadual e, a cada governo, perde mais as esperanças de melhorar a perspectiva de vida.

APELO À CATEGORIA

O coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Luis Eggres, garante que "o governador está fazendo todo possível para atender às solicitações da categoria" e pede compreensão aos professores. Eggres entende que ao escalonar os salários, Sartori acata o pedido do fim dos parcelamentos.

 Santa Maria, RS, Brasil, 27/09/2017.Cerca de 200 professores estaduais, de acordo com o 2º Núcleo do Cpers, participaram na tarde desta quarta-feira da assembleia regional da categoria para votar as propostas que serão apresentadas na assembleia geral, sexta-feira, em Porto Alegre. Os professores não pretendem encerrar a greve e exigem a retirada de algumas PECs, em tramitação na Assembleia Legislativa, e o fim do parcelamento dos salários, seja em parcelas ou de forma escalonada.Indexador: GERMANO RORATO
Foto: Charles Guerra / New Co

Além disso, o coordenador se diz preocupado com o andamento do ano letivo e faz um apelo aos educadores: voltem a dar aulas. Eggres comenta que as escolas precisam encerrar o ano com 200 dias letivos e aponta que talvez não seja possível completar o calendário escolar caso a greve continue.

Sobre a possibilidade de os professores ficarem sem salários, o coordenador comenta que é uma questão prática:

– Enquanto os professores estão em greve, entende-se que não estão trabalhando, e no ponto deles aparece "greve". Assim, quando os diretores enviam à 8ª CRE a efetividade dos professores, que se refere aos dias trabalhados, pode ser que alguns educadores ficarão com um salário menor, pois será referente aos dias trabalhados – explica.

A greve foi deflagrada pela categoria no dia 5 de setembro. Atualmente, segundo Eggres, a coordenadoria avalia as efetividades referente a agosto e no próximo mês serão analisados os documentos de setembro, quando poderá ser apontado nos pontos dos professores poucos dias trabalhados. 

O coordenador salienta que a greve é um movimento legítimo, mas comenta que a 8ª CRE precisa seguir as orientações da Secretaria Estadual de Educação.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

138 vagas de empregos e estágios para quarta-feira

Próximo

OPINIÃO: A busca pelo empreendedor

Geral