Presidente Lula recebe alta e deixa o hospital neste domingo

Presidente Lula recebe alta e deixa o hospital neste domingo

Paulo Pinto/Agência Brasil

Após cinco dias internado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta hospitalar e deixou o Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, neste domingo (15). Ele estava internado desde a última terça-feira (10), quando precisou passar por uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma na cabeça, entre o osso do crânio e o cérebro.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo divulgado em coletiva de imprensa, ele ficará em sua residência, em São Paulo, até pelo menos a próxima quinta-feira (19). Em entrevista, a médica do presidente, Ana Helena Gremoglio, afirmou que o presidente se recupera bem: 

- O quadro foi extremamente acima do esperado. Para minha felicidade e de toda a equipe, ele está de alta hospitalar. 

Na próxima quinta (19), ele deverá passar por exames no hospital, entre eles, uma tomografia, como esclareceu o médico cardiologista Roberto Kalil Filho. De acordo com o especialista, Lula poderá exercer suas atividades normalmente nesse período, só evitando exercícios físicos.

- Ele está de alta hospitalar, não alta médica. Ele está estável, caminhando, se alimentando, falando normalmente. Ele teve um pós-operatório muito bom, dentro do que se esperava

Emocionado, durante a coletiva de imprensa, Lula disse que agora “está certo que está curado”, mas que precisará se cuidar, sem poder fazer exercícios físicos intensos.

- Preciso ficar pelo menos 60 dias, mais ou menos tranquilo, mas posso voltar a trabalhar.  Tenho reunião ministerial para fazer até o final do ano, eu tenho que decidir sobre o Natal com os catadores de material reciclado aqui que eu faço todo ano em São Paulo. Não vou para a praia, vou passar o Natal em casa, vou passar o Ano Novo em casa e vou tentar obedecer, com respeito e educação, aos médicos. Sou muito disciplinado, disse o presidente.

Durante a fala à imprensa, Lula disse ainda:

- Eu nunca pensei que vou morrer, mas eu tenho medo. Então eu preciso me cuidar e eu sei me cuidar muito bem. Vocês sabem que eu reivindico o direito de viver até 120 anos e eu acho que eu tenho o direito de reivindicar que seja eu.


Relembre o caso 

O presidente chegou a São Paulo na madrugada de terça-feira (10), após ter sentido dores de cabeça. Uma ressonância magnética feita no Hospital Sírio-Libanês, ainda em Brasília, mostrou uma hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido no dia 19 de outubro. O presidente foi então transferido para a unidade do hospital, na capital paulista, onde passou pelo procedimento cirúrgico.

Na quinta-feira (12), dois dias após a cirurgia, o presidente foi submetido a um novo procedimento, para bloquear o fluxo de sangue e reduzir o risco de formação de novo hematoma. Já na última sexta-feira (13), Lula teve retirado o dreno intracraniano que havia sido colocado na cirurgia da última terça-feira (10). Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Lula apareceu caminhando ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale.

Na mensagem publicada nas redes sociais, o presidente escreveu: “Estou firme e forte! Andando pelos corredores [...], conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”.

No boletim médico, divulgado no sábado (14), os médicos informaram que o presidente fez apenas exames de sangue.


*Com informações de Agência Brasil.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

Adiado pela chuva, lançamento da Operação Verão Total tem nova data para ocorrer Anterior

Adiado pela chuva, lançamento da Operação Verão Total tem nova data para ocorrer

Veja quais são as provas que levaram à prisão de Braga Netto Próximo

Veja quais são as provas que levaram à prisão de Braga Netto

Geral