Foto: Beto Albert (Diário)
Como parte do processo de transição, o prefeito eleito Rodrigo Decimo (PSDB) e a vice Lúcia Madruga (Progressistas) enviaram, entre quinta (5) e sexta-feira (6), um questionário a secretários e demais cargos em comissão (CCs), além de servidores que receberam função gratificada (FG) para desempenhar o cargo. Junto, precisam anexar o currículo.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Além do PSDB, o formulário também foi enviado aos dirigentes de partidos que apoiaram a dupla eleita em outubro: Progressistas, Republicanos, PSD e PSB, no primeiro turno, mais MDB e Novo, siglas que se somaram no 2º turno. Decimo, inclusive, reuniu-se com presidentes de sigla. O PL aderiu à candidatura de Decimo, mas, como não irá fazer parte do Executivo, não recebeu o questionário.
“Aqueles que desejam contribuir com a nova gestão, dedicando seu trabalho para o desafio de, verdadeiramente, construirmos juntos uma cidade melhor, inovadora e que entregue resultados para a população, devem preencher o formulário abaixo para que possamos buscar os melhores profissionais, em cada uma das suas áreas de atuação”, diz um trecho da mensagem enviada aos servidores.
Com as informações coletadas, Decimo, Lúcia e seu entorno poderão fazer uma análise bem criteriosa de cada cargo de confiança e, principalmente, o desempenho e a habilidade para a função. Também servirá de argumento para garantir lugar no futuro governo ou para ser exonerado.
O principal critério para escolha deve ser se o indicado tem condições para desempenhar a função. Sem isso, nem adiantaria se candidatar à vaga. A partir da análise, devem começar a surgir nomes. Na sexta-feira, Decimo disse que o esboço do redesenho das secretarias está praticamente pronto e que, agora, “só falta pintar”, referindo à escolha dos nomes para ocupar as pastas.
Há uma grande preocupação na escolha do titular da Saúde, uma pasta essencial e com gargalos para resolver. Já na Educação, há possibilidades sendo analisadas. Quem baterá o martelo sobre a escolha será a ex-secretária da pasta, a vice Lúcia Madruga.
Leia mais:
- Justiça Eleitoral divulga datas da diplomação dos eleitos em 2024
- Assembleia Legislativa aprova reajuste do piso regional; confira os valores e trabalhadores beneficiados por faixa
- Roberta Leitão define se vai integrar ou não o governo de Decimo em 2025