Prefeitura promove evento alusivo ao Dia Mundial da Pessoa Idosa e do Diabetes na Gare


Foto: Freepik


Em Santa Maria, a estimativa, segundo dados do Departamento de Economia e Estatísca do Estado (DEE/RS) de 2021, é de que a população idosa já alcançou o quantitativo de 53.675 indivíduos. E para conscientizar a comunidade sobre a importância da valorização das pessoas idosas, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, na quinta-feira (26), na Gare da Viação Férrea, o evento “Movimente-se! Por um envelhecimento saudável e para prevenir o diabetes e outras doenças crônicas”.

A ação ocorre das 8h30min às 17h e vai contar com apresentações artísticas e diversos serviços de saúde, como avaliação do índice de massa corporal; testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C; avaliação multidimensional das pessoas idosas, práticas integrativas e complementares (reiki e auriculoterapia) e palestras de educação em saúde. 

Além disso, serão oferecidas atividades físicas, como a caminhada da Maturidade Ativa do Sesc e integrantes dos Grupos de Saúde das Unidades da Atenção Primária em Saúde. A participação é gratuita, não sendo necessário inscrever-se previamente.

– O evento tem o objetivo de informar e estimular a importância de ser ativo o tempo todo e ter uma alimentação o mais adequada possível para se ter um envelhecimento saudável e prevenir ou controlar o diabetes – explica o secretário de Saúde, Guilherme Ribas


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Profissionais de saúde da Atenção Primária, da Atenção Especializada e do Ambulatório do Idoso e das Doenças Crônicas do Hospital Regional também estarão presentes para orientar e tirar dúvidas de como envelhecer de forma saudável, prevenir doenças como diabetes e doenças crônicas e explicar suas possíveis complicações.

A ação é uma parceria do setor de Políticas de Doenças Crônicas Não Transmissíveis; Política de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa e da Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Conselho Municipal do Idoso (Comid).


EM SANTA MARIA


O Dia Mundial da Pessoa Idosa é comemorado em 1º de novembro, enquanto o Dia da Pessoa com Diabetes é celebrado em 14 de novembro. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), atualmente, há no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes e o Rio Grande do Sul está entre os estados em que a prevalência da diabetes é superior à nacional.

Em Santa Maria, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), são atualmente atendidas cerca de 14,7 mil pessoas diagnosticadas com a doença. Após o diagnóstico, os pacientes recebem acompanhamento por meio da Atenção Primária em Saúde (APS), sendo atendidas em Unidades Básicas de Saúde. Em casos de alto risco, os pacientes são encaminhados para o Ambulatório Especializado em Hipertensão e Diabetes do Hospital Regional, no qual passam por acompanhamento por uma equipe multidisciplinar de especialistas.


O secretária Guilherme Ribas reforma que, durante o ano, são promovidas ações de saúde em conjunto com as Políticas de Saúde do Município em diferentes setores, como na Política de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, na de Saúde Bucal e outras. Igualmente, diversas unidades de saúde contam com grupos de convivência e práticas corporais. Também ocorrem atividades intersetoriais em conjunto com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).


  • A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, informa que são acompanhadas 25.500 pessoas idosas pelas equipes da Atenção Primária em Saúde de Santa Maria (dados de junho de 2023). Essas equipes estratificam o risco da vulnerabilidade clínico-funcional desses idosos e, aqueles classificados como frágeis, têm seu cuidado compartilhado com a equipe multidisciplinar do Ambulatório de Pessoas Idosas e com Hipertensão e/ou Diabetes do Hospital Regional.


Agende-se

  • O quê – “Movimente-se! Por um envelhecimento saudável e para prevenir o diabetes e outras doenças crônicas”, evento alusivo ao Dia Mundial da Pessoa Idosa e do Diabetes
  • Quando – Dia 26, das 8h30min às 17h
  • Onde – Gare da Viação Férrea, no Centro
  • Quanto – De graça
  • Serviços – Cálculo de IMC, testes rápidos para ISTs, atividade física, educação em saúde, orientações, apresentações artísticas, auriculoterapia, reiki e aromaterapia


* Com informações da PMSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Autoridades e colegas lamentam a morte da professora Aristilda Rechia, autora do hino de Santa Maria Anterior

Autoridades e colegas lamentam a morte da professora Aristilda Rechia, autora do hino de Santa Maria

Simulação de acidente de transporte com produtos perigosos ocorre nesta quinta Próximo

Simulação de acidente de transporte com produtos perigosos ocorre nesta quinta

Geral