A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, que representa 32 municípios da região, recebeu cerca de 20% das doses da vacina contra a gripe A, que fazem parte da Campanha Nacional de imunização do SUS para grupos prioritários. Segundo o responsável pela 4ª CRS, Moacir Alves, apesar de o primeiro lote (de um total de cinco) da vacina trivalente já estar em Santa Maria, não há orientação do Estado para antecipar a campanha, prevista para começar em 25 de abril nos 32 municípios da 4ª CRS. Porém, Santa Maria deve iniciar a vacinação antes.
Leia outras notícias sobre a gripe A
– Algumas cidades, que estão com alta incidência de casos de gripe A, já estão vacinando. É o caso de Erechim, que já registrou até uma morte. Mas não é o caso das cidades da nossa região. Graças a Deus, não temos nenhum caso confirmado. Por isso, em princípio, o calendário será mantido, e a vacinação terá início dia 25 de abril – explica Alves.
Contra o H1N14ª Coordenadoria Regional de Saúde já recebeu vacinas contra a gripe A
O Ministério da Saúde já enviou ao Rio Grande do Sul 25% do total das vacinas contra a gripe A. No total, o Estado deve receber 3,5 milhões de vacinas.
De acordo com a 4ª CRS, a região espera receber 200 mil doses de vacinas. Destas, cerca de 50 mil serão distribuídas para os grupos prioritários de Santa Maria. Como a decisão final de antecipação da campanha de vacinação cabe aos municípios, é possível que as secretarias de saúde decidam antecipar.
A secretária de Saúde de Santa Maria, Vania Olivo, diz que pretende antecipar a vacinação na cidade. Amanhã pela manhã, ela terá uma reunião na 4ª CRS e, a partir do número de doses que receber, verá a questão de logística de distribuição e de trabalho nos postos para saber quando será possível começar a aplicação das doses. Ela espera que, até amanhã ou, no máximo até segunda-feira, seja definida a data de início da campanha na cidade.
Na rede particular, a previsão de novas remessas de vacina foi adiada para a partir de terça ou quarta-feira da próxima semana.
Seis mortes
Subiu para seis o número de mortes por gripe H1N1 no Estado. O caso mais recente foi confirmado ontem, pela Secretaria de Saúde de Canoas. A vítima é um sargento da Brigada Militar, 46 anos, que morreu na segunda. Em Erechim, foi confirmada a quinta morte por gripe A. A vítima é um homem de 53 anos, morador de Erechim, hipertenso e com diabetes, que morreu sábado. Os outros óbitos foram em Arroio do Sal, Flores da Cunha e em Porto Alegre (dois casos).