Ponte caída

Prefeitura de Jaguari vai decretar situação de emergência nesta terça-feira

"

Um dia após a queda da histórica ponte Júlio de Castilhos, não se falava em outra coisa em Jaguari. Muita gente foi até a beira do rio para a ver a cena: o bitrem pendurado na estrutura, e o carro, com as rodas para cima, caído na água. Os questionamentos dos curiosos variavam entre os motivos da queda e as responsabilidades pelo ocorrido. Ambas as perguntas ainda não têm respostas.

Ponte de acesso a Jaguari desaba, e caminhão e carro caem em rio

'Dia 31 de maio é o meu novo aniversário', diz motorista que sobreviveu à queda da ponte em Jaguari

E também não há definição sobre o que será feito para resolver o problema: ainda não se sabia como o caminhão seria retirado da ponte, tampouco havia definições sobre uma possível recuperação da estrutura ou sobre a construção de uma nova. Entre tantas dúvidas, só uma certeza: a prefeitura não tem dinheiro para fazer uma ponte nova. Nesta terça-feira deve ser decretada situação de emergência no município em decorrência da falta de água e de transporte geradas pelo desabamento.

Em 13 anos, cinco pontes já caíram na Região Central

Ponte que caiu em Jaguari é isolada

O prefeito de Jaguari, João Mário Cristofari (PMDB), esteve reunido, na segunda-feira, com representantes da Polícia Rodoviária Federal de Santiago, da Polícia Civil, do Ministério Público, da Defesa Civil e de entidades agrícolas do município para discutir as medidas emergenciais que devem ser tomadas. Também foi decidido que será feito um levantamento sobre quantas pessoas precisam fazer a travessia e em quais horários. Já a partir do meio-dia desta terça-feira, um ônibus fará o transporte de um lado a outro. Com o resultado da pesquisa, a prefeitura decidirá qual será a periodicidade do serviço, que, no início, será de graça.

Vizinhos da ponte são abastecidos com caminhão-pipa em Jaguari

'Deus estava comigo', diz caminhoneiro sobre o momento em que a ponte de Jaguari caiu

_ Ainda não temos nada definido, estamos estudando as maneiras para facilitar a vida dos moradores, mas ainda não temos todas as respostas. Também não sabemos quando o caminhão será retirado da ponte, já que é preciso uma avaliação do local para ver a viabilidade de o veículo ser retirado _ afirma o prefeito.

Nova ponte em dois anos

Segundo Cristofari, uma avaliação técnica será feita no local para avaliar se a estrutura que não cedeu poderá ser aproveitada ou se será necessário construir uma nova ponte. Essa avaliação não ficará pronta antes de 90 dias.

Se for feita apenas a reconstrução, a obra deve durar um ano. Se precisar ser feit"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Frentista tem pertences roubados após sair do trabalho em Santa Maria

Próximo

Músico formado pela UFSM é selecionado para bolsa de mestrado nos Estados Unidos

Geral