Conquista

Músico formado pela UFSM é selecionado para bolsa de mestrado nos Estados Unidos

Manuela Macagnan

"

Em julho do ano passado, ele festejou a formatura. Com o diploma em mãos, Eduardo Prado, 29 anos, era bacharel em percussão. Menos de um ano depois, outra conquista de dar orgulho: o músico formado pela Universidade Federal de Santa Maria foi selecionado para uma bolsa de mestrado em Ithaca, em Nova York, Estados Unidos.

O moço de São Luiz Gonzaga conta que, logo depois da formatura, começou a reunir a documentação necessária para concorrer à bolsa:

— O processo de seleção dura três meses e temos diversas coisas para fazer. Entre elas, enviar seis vídeos tocando instrumentos diferentes de percussão e o teste de Toefl — orgulha-se o músico, que toca marimba, vibrafone, caixa e pandeiro entre outros.

No dia 17 de março, Prado recebeu a notícia da aprovação:

— A alegria não cabe no peito. Fica até difícil colocar em palavras. A música é tudo para mim, é uma paixão muito grande.

De agosto até maio de 2017, Prado vai fazer o curso "Master of Music — Percussion Performance", sob a orientação do professor Gordon Stout.

— Ele é um dos três maiores marimbistas do mundo — salienta Prado.

Além da bolsa integral, que custeará os estudos, Prado foi selecionado também para dar aula na Cornell University, também em Ithaca. O músico conta que optou por fazer mestrado nos Estados Unidos por ser mais prático do que teórico:

— Aqui, é preciso escrever muito, é uma pesquisa escrita. Lá, vou tocar os instrumentos intensamente, todos os dias, com muita aula prática. Vou tocar com orquestra e sozinho. E isso é o que realmente gosto de fazer.

Além da paixão pela música e da vontade de se especializar, Prado vai levar para Nova York a mulher, Fernanda Veiverderg, 26 anos, professora formada em História e Filosofia.

— Depois do mestrado, quero fazer doutorado, então pretendo ficar nos Estados Unidos. Não sei se vou ficar em Nova York. Posso acabar indo para outro lugar para fazer doutorado.

 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitura de Jaguari vai decretar situação de emergência nesta terça-feira

Próximo

Especialistas questionam eficácia de operações policiais

Geral