Santa Maria

Prefeitura convoca 7 mil beneficiários de programas sociais para atualizar cadastro

A prefeitura de Santa Maria começou ontem a atualização cadastral de mais de 7 mil famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Para atender à demanda, a Secretaria de Desenvolvimento Social qualificou equipes e montou seis postos de atendimento (veja quadro abaixo). Além dos locais fixos, a prefeitura também está realizando a chamada “Busca Ativa”, quando pessoas, devidamente identificadas, percorrem diferentes regiões para realizar a atualização in loco.

Começa obra de novo atacadão em Santa Maria

O recadastramento é exigido para aqueles beneficiários que estão com o cadastro desatualizado por não terem atendido o chamamento da prefeitura em 2016 ou em 2017. Para realizar a atualização dos cadastros, a Secretaria de Desenvolvimento Social capacitou 30 pessoas, durante dois dias.

– A capacitação destas 30 pessoas contratadas pela prefeitura seguiu rigorosamente as regras do CadÚnico. Todos estão habilitados para o atendimento às famílias – diz a gestora do Programa Bolsa Família no Município, Claudemara Tolotti.

Cinco presos por fraudar transporte escolar

Ela lembra que o Cadastro Único não é exclusivo dos beneficiários do Bolsa Família, mas também atende a critérios para isenção de taxas em concursos públicos, para obtenção da carteira interestadual do idoso, para tarifa social da energia elétrica, tarifa social da água, contribuição de dona de casa, INSS, telefone popular, programas habitacionais rurais e urbanos, programas de reforma agrária, Pronatec, CNH Social, isenção de ITVBI e Identidade Jovem.

Foto: DSM / DSM


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

OPINIÃO: 20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra

Próximo

Quina acumula e próximo prêmio chega a R$ 5,2 milhões

Geral