O trânsito de Santa Maria deve passar por mudanças nos próximos seis meses. As alterações fazem parte do plano diretor de mobilidade urbana do município e serão apresentadas na tarde de quarta-feira, no gabinete do prefeito. Na tarde desta terça-feira, o secretário de Mobilidade Urbana de Santa Maria, Miguel Passini, antecipou algumas dessas modificações ao "Diário".
De acordo com Passini, serão em torno de 30 alterações, em mais de 20 ruas e avenidas da cidade. Além disso, pelo menos 10 novas sinaleiras devem ser instaladas.
As principais mudanças devem acontecer nas avenidas Medianeira, Presidente Vargas, Rio Branco e Liberdade, além de outras alterações em bairros. Segundo ele, algumas modificações já vêm sido feitas, e o objetivo é propor uma fluidez no trânsito, mas ainda não há previsão de quando isso deve acontecer.
_ Quremos apresentar essas mudanças à comunidade, para que não haja surpresa quando as alterações começarem. Algumas ações já aconteciam e atendiam determinadas regiões e, agora, irão favorecer mais locais. O plano prevê alterações pelos próximos seis meses, mas ainda dependemos do financiamento para começar _ afirma Passini.
Ainda segundo o secretário, as sinaleiras terão tempo de pedestre, para que as pessoas tenham privilégios em relação aos carros.
Também nesta terça-feira, a prefeitura religou, de forma provisória, a sinaleira que havia sido destruída por um carro no final de semana, na esquina das ruas Silva Jardim e Floriano. Novos postes serão instalados e, em 10 dias, um novo semáforo será colocado no local.
Algumas das alterações previstas
Avenida Medianeira
- Serão colocadas, pelo menos, três sinaleiras: em frente à Basílica da Medianeira, em frente ao Daer, próximo ao Restaurante Vera Cruz e, também, na Rua Appel
- Rua Duque de Caxias terá sentido único até a Rua Tamandaí
- Será aberto um canteiro na Avenida Medianeira com a rua Heitor Campos, que deve mudar de sentido
Avenida Fernando Ferrari
- Deve haver mudança de sentido
Avenida Liberdade
- Haverá rotatória na rua Ernesto Becker
- Algumas ruas devem mudar o sentido
Avenida Rio Branco
- Na esquina com a Rua dos Andradas, haverá sinaleira de pedestres, e o fluxo de veículos deve ser alterado
Avenida Dois de Novembro
- Terá sentido único em direção à Dom Ivo Lorscheiter e o sentido bairro-Centro deverá ser feito por uma rua lateral
Bairro Rosário
- Haverá rotatória entre as ruas Conde de Irajá e São Francisco